Maria Eduarda Maia
Criado em abril de 2009 pela secretaria municipal de Cultura, o Cultura de Raiz está comemorando 16 anos de muitas histórias e tradição em Teresópolis. O projeto tem como ideais manter viva a música popular e valorizar o artista local, da cidade e do campo, sendo realizado nos primeiros domingos de cada mês na Casa de Cultura Adolpho Bloch, localizada na Praça Juscelino Kubitschek, bairro de Fátima, com entrada franca. “O Cultura de Raiz é um projeto vitorioso da secretaria de Cultura, que desde 2009 dá voz aos artistas populares, instrumentistas, aqueles que declamam poesias e que contam uma curta história. A ideia é trazer esse pessoal para a Casa de Cultura, que é o lugar de todos”, conta o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, em entrevista à Diário TV.
Ao longo desses anos muitos artistas de prestígio passaram pelo projeto, como foi o caso do Seu Timbira e Borginhos. “Vários artistas populares de grande valor passaram por aqui, deixando o seu registro de participação nesse projeto que a gente pretende que continue por muito mais tempo”, declara Wanderley.

Importância para a cultura e artistas locais
O importante projeto do Cultura de Raiz acrescenta de maneira positiva para o município, agregando os artistas locais, rurais e agrícolas, além de ser palco para talentos modernos. “Este é um projeto mega importante. Há também uma união com os artistas mais jovens, de ritmos mais modernos”, disse a diretora da Casa de Cultura, Sandra Serrado, enfatizando também que o espaço conta com um palco aberto, recebendo todo o tipo de arte: “Nós temos unido artistas de vários segmentos, que acabam trocando experiências e ideias”.
Além do público tradicional que o Cultura de Raiz recebe, o projeto também tem recebido uma audiência mais jovem. “Antigamente, só tinha a cultura de moda de viola e o sertanejo raiz autêntico. Acho que a nova geração não conhece muito bem essa ideia do raiz e, com o projeto, a gente tem a oportunidade de mostrar”, explica Sandra.

Café da roça
Além de prestigiar os talentos do município, o Cultura de Raiz reúne, antes das apresentações, o público e os artistas para um café típico da roça. “O nosso café é maravilhoso e tem coisas que você não vê em restaurante nenhum. É diferenciado, mas que as pessoas amam. A decoração também é toda no tema. É tudo da roça mesmo”, pontua Sandra Serrado. Batata doce, aipim na manteiga, bolo de milho e fubá, torta salgada e tapioca estão entre os alimentos que o público poderá encontrar antes das tradicionais apresentações musicais.
Edição especial
A edição especial em comemoração aos 16 anos do Cultura de Raiz ocorre neste domingo (06), com a temática em homenagem às mulheres e aos povos indígenas, na Casa de Cultura Adolpho Bloch às 10h30. Para aqueles que desejam participar do café da manhã típico de roça e confraternizar com os artistas, basta chegar um pouco antes, às 9h30.
