Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cultura de Raiz completa 16 anos de muita tradição em Teresópolis

Maria Eduarda Maia

Criado em abril de 2009 pela secretaria municipal de Cultura, o Cultura de Raiz está comemorando 16 anos de muitas histórias e tradição em Teresópolis. O projeto tem como ideais manter viva a música popular e valorizar o artista local, da cidade e do campo, sendo realizado nos primeiros domingos de cada mês na Casa de Cultura Adolpho Bloch, localizada na Praça Juscelino Kubitschek, bairro de Fátima, com entrada franca. “O Cultura de Raiz é um projeto vitorioso da secretaria de Cultura, que desde 2009 dá voz aos artistas populares, instrumentistas, aqueles que declamam poesias e que contam uma curta história. A ideia é trazer esse pessoal para a Casa de Cultura, que é o lugar de todos”, conta o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, em entrevista à Diário TV.
Ao longo desses anos muitos artistas de prestígio passaram pelo projeto, como foi o caso do Seu Timbira e Borginhos. “Vários artistas populares de grande valor passaram por aqui, deixando o seu registro de participação nesse projeto que a gente pretende que continue por muito mais tempo”, declara Wanderley.

“Vários artistas populares de grande valor passaram por aqui, deixando o seu registro de participação nesse projeto que a gente pretende que continue por muito mais tempo”, declara o secretário de Cultura, Wanderley Peres. Foto: Gilberto Oliveira / O Diário

Importância para a cultura e artistas locais
O importante projeto do Cultura de Raiz acrescenta de maneira positiva para o município, agregando os artistas locais, rurais e agrícolas, além de ser palco para talentos modernos. “Este é um projeto mega importante. Há também uma união com os artistas mais jovens, de ritmos mais modernos”, disse a diretora da Casa de Cultura, Sandra Serrado, enfatizando também que o espaço conta com um palco aberto, recebendo todo o tipo de arte: “Nós temos unido artistas de vários segmentos, que acabam trocando experiências e ideias”.
Além do público tradicional que o Cultura de Raiz recebe, o projeto também tem recebido uma audiência mais jovem. “Antigamente, só tinha a cultura de moda de viola e o sertanejo raiz autêntico. Acho que a nova geração não conhece muito bem essa ideia do raiz e, com o projeto, a gente tem a oportunidade de mostrar”, explica Sandra.

“A gente tem aqui na Casa de Cultura um palco aberto, onde recebemos todo o tipo de arte. Nós unimos artistas de vários segmentos que trocam experiências entre si”, conta a diretora da Casa de Cultura, Sandra Serrado. Foto: Gilberto Oliveira / O Diário

Café da roça
Além de prestigiar os talentos do município, o Cultura de Raiz reúne, antes das apresentações, o público e os artistas para um café típico da roça. “O nosso café é maravilhoso e tem coisas que você não vê em restaurante nenhum. É diferenciado, mas que as pessoas amam. A decoração também é toda no tema. É tudo da roça mesmo”, pontua Sandra Serrado. Batata doce, aipim na manteiga, bolo de milho e fubá, torta salgada e tapioca estão entre os alimentos que o público poderá encontrar antes das tradicionais apresentações musicais.

Edição especial
A edição especial em comemoração aos 16 anos do Cultura de Raiz ocorre neste domingo (06), com a temática em homenagem às mulheres e aos povos indígenas, na Casa de Cultura Adolpho Bloch às 10h30. Para aqueles que desejam participar do café da manhã típico de roça e confraternizar com os artistas, basta chegar um pouco antes, às 9h30.

O Cultura de Raiz acontece na Casa de Cultura Adolpho Bloch, localizada na Praça Juscelino Kubitschek, bairro de Fátima. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário
Edição 03/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

COPBEA participa da feira de adoção do Teresópolis Shopping

Feira do Rolo no próximo domingo em Teresópolis

CHEGADA DE FRENTE FRIA: Defesa Civil de Teresópolis em alerta para chuvas intensas no final de semana

Homem é preso por roubar e estuprar idosa de 76 anos em Guapimirim

MPRJ firma acordo com Teresópolis para criação dos Fundos de Segurança Pública e Defesa Civil

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE