Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cultura Hip Hop invade a Praça Olímpica com mega evento

Festival reúne artistas e amantes da cultura das ruas em Teresópolis com música, poesia, dança e artes visuais em um mesmo espaço

O objetivo é reunir em um mesmo espaço os amantes da cultura Hip Hop de nossa região com direito a uma vasta programação, premiações e muita divulgação dos quatro elementos que constituem o estilo: o Grafitti, o Break, o DJ e o Rap. Com a produção assinada pela S.H. Produções, a segunda edição do “Das ruas para as ruas” chega a Praça Olímpica na próxima semana, no dia 26, a partir das 16 horas com muitas atrações e todos que forem assistir também vão poder ajudar ao quinto elemento do Hip Hop, ou seja, a causa social, já que estará funcionado no local um ponto de coleta de alimentos não perecíveis. O evento ainda conta com a parceria da Gigante Street shop e da Secretaria de Cultura.
Entre as principais atrações estão o DJ Xampoo, tocando os maiores sucessos do estilo no mundo, diversas apresentações e aulas de dança urbana incluindo os desafios e apresentações especiais, a muito aclamada na cidade Batalha de B. Boys com premiação para os melhores e os shows de rap, entre os mais aguardados da festa. Entre os Rappers convidados estão o MD Mob, S.HOP, Bruno Paz, o grupo Roleta Russa e Sentido Oposto. Entre as grandes novidades desta edição do evento está a realização das batalhas de Rap, com premiações especiais aos primeiros colocados. Além de conhecerem o estilo, os visitantes do evento ainda vão poder participar de oficinas de artes visuais, conversar com os principais artistas do Grafitti de nossa cidade, se arriscar nas aulas de Dança de Rua que estarão sendo executadas ao longo do festival e muito mais. Nos últimos anos, os vídeos de coreografia de Dança de Rua estão entre os mais acessados em todo o mundo no YouTube, o que demostra a importância do crescimento do segmento musical no cenário mundial.
O Hip Hop é basicamente uma cultura de rua, com características urbanas e que se constituem em forma de arte e de atitude. Esse binômio inclusive está presente em todas as representações do estilo, que simplesmente conquistou o mundo nas últimas décadas. Mais que um estilo musical, ou uma forma de se expressar, o Hip Hop é um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos. Justamente um dos objetivos traçados pelos organizadores, ocupar de forma ordenado e coordenada espaços que não estão sendo apropriados pelos movimentos culturais. Imagens, músicas e corpos em movimento tem sido a tônica do Hip Hop nas últimas décadas.
A cultura popular do estilo, como forma de arte e de atitude, tem modificado a vida de muitos brasileiros, como uma construção coletiva de valorização de identidades, de conquista de espaço público, social e político. Como mostramos, são quatro os elementos básicos da cultura Hip Hop, mas seu diferencial não está apenas na execução ou interpretação destes elementos isolados, mas sim na fusão de todos esses elementos que faz desta cultura uma forma artística única e mobilizadora. Sua génesis está em um contexto social marginal, cheio de problemas sociais, educacionais e de exclusão social, por isso letras, movimentos e imagens retratadas com tanta propriedade e força.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE