Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Cuidador de Idosos, oportunidade de formação e mudança de vida

Aulas gratuitas serão oferecidas em Teresópolis pela universidade Estácio e instituição Lar Jolie

Lara Benevenuti *

A Estácio Teresópolis, em parceria com o Lar Jolie, uma Instituição de Longa Permanência de Idosos, localizada no bairro Vargem Grande, oferece, gratuitamente, um curso de Cuidador de Idosos. Trata-se de uma oportunidade única para quem pretende se especializar na área e ainda ajudar a transformar a vida de muitos idosos com amor e cuidado. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro. “Essa iniciativa faz parte de um projeto extensionista do curso de Gerenciamento de Projetos da área de Gestão em que os alunos trabalharam junto com os alunos do curso de Enfermagem. O projeto deles era criar, justamente, um curso de Cuidador de Idosos aberto gratuitamente à comunidade, com isso buscaram uma parceria externa com o Lar Jolie, que sempre contrata cuidadores”, explica Cissa Cardoso, coordenadora do curso de Enfermagem da instituição de ensino superior.
As aulas envolvem o cuidar que engloba aspectos biopsicossociais, significa zelo, atenção, carinho, indo além do cuidado físico. Questões emocionais também são consideradas, como a história de vida do indivíduo, suas crenças e sentimentos, além das particularidades de cada um. Os alunos poderão ver diversas abordagens no cuidado da pessoa idosa, será possível entender desde a higiene pessoal do idoso até orientações administração de medicamentos e alimentação, observando sempre os direitos dos pacientes.

Os idealizadores do projeto são alunos que tiveram a ideia por conta e uma matéria extensionista. Foto: Lara Benevenuti / Diário


As aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras na sede da Estácio Teresópolis, das 8h às 13h. A previsão de início das aulas é para o dia 19 de novembro. O curso é 100% gratuito e oferece certificado de conclusão ao aluno. Além da carga horária teórica de 160 horas essa formação traz como diferencial dar aos alunos uma vivência prática colocando o profissional no ambiente de trabalho dele. O material das aulas é interativo com textos e videoaulas, além de questões para verificação do aprendizado.

Parceria entre as instituições
Caciane Liotério, uma das fundadoras do projeto, afirma estar muito feliz pela parceria estar sendo tão positiva. “A gente tá conseguindo atingir um público frequentemente invisível para a sociedade. Muitas vezes, há pessoas que querem fazer o curso, mas não têm condições de fazer, e com essa parceria a gente tá conseguindo atingir um público muito grande em Teresópolis. A gente não esperava que tivesse tanta repercussão igual está tendo”, relata Caciane.
O projeto envolve também a Secretaria Municipal da Mulher, que abraçou a causa junto com o grupo. Os idealizadores procuraram o órgão para ter contato com as mulheres que precisam de ajuda e apoio para atuar no mercado de trabalho. “Hoje grande parte do curso inclui mulheres em situação vulnerabilidade”, explica Felippe Machado, um dos idealizadores do projeto. “Tá sendo muito gratificante viver tudo isso. O curso vai ser um sucesso! Já está sendo”, afirma Maria Alice, que teve a ideia do projeto voltado para a terceira idade.

Saiba mais
Os interessados em participar do curso podem entrar em contato pelos Whatsapp: (21) 99642-4418 (Alice), (21) 97465-0865 (Caciane) e (21) 97660-6902 Felippe. A Estácio Teresópolis fica na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 488 – Várzea.


Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Ginásio Pedrão recebe o Festival Teresopolitano de Vôlei

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE