Maria Eduarda Maia
Na última semana, os alunos recrutas do Curso de Formação de Soldados 2025 do 16º Grupamento de Bombeiros Militares de Teresópolis, acompanhados pelos instrutores Major Álvaro e Subtenente Alexandre, participaram de mais uma instrução externa. A atividade foi realizada no município de Magé, no 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA).

Durante a visita, os recrutas conheceram o canil do grupamento e acompanharam a rotina de treinamento dos cães que atuam em operações de busca e resgate. Eles também receberam instruções do Capitão Bombeiro Militar Pellerano, que apresentou as técnicas aplicadas nesse serviço especializado.
“Uma experiência enriquecedora, que fortalece a formação dos nossos bombeiros militares e evidencia a importância da integração entre as unidades do CBMERJ”, destacou o 16º GBM em publicação nas redes sociais.
Referência em salvamento
O 2º GSFMA, localizado em Magé, é reconhecido nacional e internacionalmente em ações de combate a incêndios florestais e salvamento em montanha. Sua missão é atuar de forma preventiva e reativa em situações que envolvem o socorro ambiental nas principais Unidades de Conservação da Natureza do Estado do Rio de Janeiro.
Já o canil do Corpo de Bombeiros do Estado é considerado referência, com animais treinados e em preparação constante para atuar em ocorrências e prestar apoio essencial em situações de risco.
