Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Medicina do UNIFESO está com inscrições abertas para Vestibular

Médico Manoel Pombo conta em entrevista um pouco da trajetória e da instituição e dos novos caminhos planejados para os próximos anos

Anderson Duarte

Já são quase cinco décadas formando e capacitando profissionais médicos e oferecendo uma das melhores estruturas e metodologias de ensino de todo o estado. Neste período, o curso de Medicina do UNIFESO acabou se transformando numa espécie de cartão de visitas acadêmico de nossa cidade, viramos sinônimo de formação em excelência e de profissionais diferenciados. Nesta segunda-feira, 05, o programa Jornal DIÁRIO na TV recebeu o coordenador do curso em seus estúdios para contar um pouco desta trajetória de sucesso e os caminhos que estão sendo planejados para os próximos anos. O Médico Manoel Pombo, além de coordenar o curso tem, como ele mesmo gosta de enaltecer sempre, o privilégio de ter se formado no ano de 1978 na instituição e de ter visto em 2005, sua filha, Luciana Pombo, Cirurgiã Plástica, também receber a graduação médica no UNIFESO. O médico falou da importância de se escolher a instituição ideal para a futura informação.
O Vestibular para o primeiro semestre de 2019 para o curso de Medicina já está aberto e são mais de setenta vagas que poderão ser ocupadas por estudantes de todo o Brasil, concluintes do ensino médio e que tenham sido classificados na prova do vestibular. O exame é conduzido pela TalentVest e acontece no próximo dia 17 de novembro. As inscrições para o vestibular podem ser realizadas através do site www.talentvest.com.br até o fim desta semana. Os interessados deverão preencher o formulário existente e pagar a taxa de seiscentos e sessenta reais para ter sua inscrição aceita. Mas é importante estar atento aos prazos, pois pagar a taxa fora do período de inscrição anula a participação no exame. Para quem for prestar a prova, ela será realizada na sede do Centro Universitário, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no dia 17 de novembro, das 9h às 13h30. O candidato deverá estar no local até as 9h, quando serão fechados os acessos ao campus. 
Não é permitido porte de aparelhos eletrônicos de nenhuma espécie, inclusive telefones, sendo fundamental que eles sejam deixados fora do recinto, uma vez que não haverá guarda de pertences no local. É preciso levar original e cópia do documento de identidade e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta. A prova é composta por 80 questões objetivas envolvendo as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Física, Química, Matemática, Biologia, Geografia, História e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da Redação. O resultado é classificatório e estará disponível no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza para consulta e demais trâmites. A matrícula ocorrerá ainda este ano, no dia 18 de dezembro, e o futuro aluno começará 2019 certo de que vai dar o primeiro passo na sua carreira.
“Acho que uma de nossas maiores diferenças tem sido a série de cenários de prática próprios no curso de Medicina oferecidos aos alunos desde os primeiros dias de aula. Ou seja, desde o início do curso, o estudante aprende a teoria na prática através de programas integradores, que o possibilitam ir a campo, atuando nas comunidades junto com equipes multidisciplinares. A ideia é aprender através da inserção do aluno em seu próprio mundo de trabalho a partir de experiências reais com equipamentos de primeiro mundo dentro da própria instituição e fora dela também. O ambiente de ensino-aprendizagem é potencializado com um hospital de ensino próprio, além de um equipado ambulatório, garantindo uma postura mais ativa do aluno em uma atividade onde ele efetivamente executa a ação. O Hospital das Clínicas é um centro de referência, principalmente para traumas e gestantes e oferece atendimento personalizado e humanizado de alta complexidade, além de servir de aporte para pesquisas e capacitações de profissionais, oportunizando o aprendizado com situações totalmente práticas na área médica e de saúde em geral”, explica o médico.
O recente desempenho positivo na avaliação do MEC consagra a instituição no hall das grandes instituições educacionais do Brasil. “Este conceito significa união, superação e restabelecimento dos laços entre estudantes e gestão institucional. Mantivemos o compromisso na promoção de educação de qualidade, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento da região. O MEC elenca uma comissão formada por dois avaliadores para realizar uma visita in loco. Uma vez feita a vistoria ao campus, veio o reconhecimento da excelência do curso de Medicina. A nota final 4, mesmo sendo plena, significa que ainda temos espaço para melhorar em um trabalho permanente, pois a Medicina é dinâmica. Alguns comentários vindos dos avaliadores se referem a projetos que já estamos implementando”, avaliou o professor. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 13/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis caminha para ser um dos maiores produtores de vinho do Sudeste

Há 75 anos uma teresopolitana pisava no Dedo de Deus pela primeira vez

“Cantinho das Cerejeiras” faz sucesso em Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Rio: Polícia prende 6 suspeitos de fraudar agências bancárias

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE