Representantes do Ministério da Educação (MEC) estiveram, em dezembro, no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) para verificação in loco das condições institucionais para a abertura do curso de graduação em Psicologia. A avaliação foi positiva e o curso recebeu nota 4, em uma gradação entre 1 e 5. O curso de Psicologia tem duração de cinco anos e precisa passar, obrigatoriamente por uma visita de autorização do MEC. A graduação é regulada pelos Conselhos Nacionais de Saúde e de Educação, pois trata-se de um curso interdisciplinar, com processo de avaliação rigoroso.
A professora Mariana de Castro Moreira, coordenadora da graduação em Psicologia, explica que a comissão do MEC avaliou o curso em dimensões: proposta pedagógica, corpo docente e instalações e equipamentos. “A nota que recebemos é fruto da qualidade das nossas instalações, da competência da nossa equipe, da inovação do projeto pedagógico, do nosso caráter interdisciplinar e do compromisso do UNIFESO com o desenvolvimento do município”, diz.
Pleito antigo
Teresópolis ainda não tem curso de graduação em Psicologia, e este já era um desejo antigo do UNIFESO, por conta de uma demanda muito grande de potenciais estudantes e também por bons profissionais atuando na região. A professora Mariana explica que, hoje, um grande campo de atuação do psicólogo são as políticas públicas. “A saúde mental, a assistência social e a educação são campos que estão muito fragilizados no município e que precisam de psicólogos bem qualificados. Isso vem ao encontro da própria missão do UNIFESO, que é o compromisso com o desenvolvimento regional”, enfatiza.
Cenários de prática
O UNIFESO tem um histórico de excelência na interface entre saúde e educação. Por isso, a Psicologia vai somar e aprender muito com os outros cursos já consolidados na área da Saúde. A previsão é ter turmas matutinas e noturnas. O curso que terá uma ênfase muito forte na articulação entre teoria e prática. Os estágios começarão desde o primeiro período, através de visitas domiciliares, oficinas de cidadania, entre outros. Além disso, a graduação demanda um Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), ou seja, uma clínica-escola onde os alunos farão os atendimentos sob supervisão dos professores.
“A graduação em psicologia tem um caráter generalista. Apresentaremos ao estudante um leque amplo de campos de prática e de referenciais teórico-metodológicos, para que ele conheça as diferentes atuações na profissão”, explica Mariana. Porém, ainda assim, o curso abrirá duas ênfases, que foram estabelecidas a partir da análise de cenário do município e do UNIFESO: Saúde e Processos Clínicos, para estudantes que escolherem atuar na área clínica, indo para além do consultório individual privado, como clínicas no Sistema Único de Saúde (SUS), junto a populações de rua e nas situações de emergências e desastres. A segunda ênfase é da Saúde e Processos Psicossociais, para atender o estudante que tem interesse no campo das políticas públicas, que queria trabalhar com a assistência social, acompanhando, por exemplo, dependentes químicos, adolescentes grávidas, estudantes entre outros.