Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Curso de Turismo da UERJ é eleito o décimo melhor do Brasil

Divulgado recentemente, o Ranking Universitário Folha 2017 aponta o curso superior de Turismo da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no campus Teresópolis, como o 10º melhor do Brasil. Desde 2012, a avaliação anual do ensino superior do país é feita pela Folha de São Paulo, levando em conta os rankings de universidades e de cursos.

Marcello Medeiros

Divulgado recentemente, o Ranking Universitário Folha 2017 aponta o curso superior de Turismo da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no campus Teresópolis, como o 10º melhor do Brasil. Desde 2012, a avaliação anual do ensino superior do país é feita pela Folha de São Paulo, levando em conta os rankings de universidades e de cursos.  Funcionando em prédio na Avenida Lúcio Meira, na Várzea, o curso de Turismo da Uerj teve início em 2010 e foi considerado uma grande conquista para Teresópolis – município que tem enorme potencialidade para o setor e pode ganhar muito com o trabalho realizado por tais profissionais formados pela instituição.
Entre os muitos trabalhos realizados no campus local, por exemplo, destaque para o que mostrou a importância do turismo rural com base no turismo solidário em Santa Rita, no Segundo Distrito. O estudo foi realizado pela Turismóloga Nathália Mayume seu TCC, apresentado recentemente.
Um dos coordenadores dos trabalhos realizados pela Uerj no campus Teresópolis é o professor Raphael Fortunato, que é o do Instituto de Geografia da Universidade. Segundo ele, a contribuição do curso acadêmico para o crescimento do setor é inquestionável. “Toda universidade gera conhecimento, demandas e ofertas de serviços. Nós percebemos que o fato da Uerj estar instalada aqui há seis anos já provocou algumas alterações no município. O turismo daqui, não só por conta da universidade, ganha novo fôlego, novos ares e associações. Isso é fortalecimento. E a Uerj com certeza está presente em cada uma dessas representações, seja no planejamento ou na operação do turismo. Então acreditamos que contribuímos com essa parcela de sucesso”, analisa. 

Parceria e outros “prêmios”
Recentemente, a Secretaria Municipal de Turismo oficializou convênio com o curso de Turismo da UERJ. “Universitários estão auxiliando a equipe na Secretaria em um trabalho de diagnóstico, ordenando todos os dados do setor. A proposta do Governo é elaborar um planejamento estratégico para alavancar o desenvolvimento desta importante atividade socioeconômica no nosso município”, explica o secretário municipal de Turismo, Elias Martins.
Outros pontos importantes para esse setor são: Recentemente, Teresópolis foi eleita cidade menos violenta do estado do Rio de Janeiro e a 10º do Brasil e escolhida como um dos principais destinos indicados pelo Ministério do Turismo para visitação na temporada de inverno e como um dos 23 destinos mais bonitos do Brasil, este último apontado pela empresa Expedia Brasil, uma das maiores agências de viagens online do mundo.
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 21/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quando Paquetá é a ponta de um iceberg

Sine divulga 206 vagas de emprego em Teresópolis

SOME COM O DINHEIRO E MENTE EM NOTA OFICIAL: “Calote na empresa de ônibus seria culpa dos vereadores”

A Empatia verdadeira e a Depressão

DIABETES: O direito de tratamento fornecido pelo SUS e planos de saúde

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE