Maria Eduarda Maia
Teresópolis mais uma vez foi representada com seus talentosos dançarinos, desta vez em um importante festival realizado no Rio de Janeiro e que reuniu bailarinos e escolas renomadas de várias cidades do Brasil, o MoviRio Festival. O destaque foi graças ao excelente desempenho das bailarinas do Centro de Dança Attitude (CDA), Alice Schimidt e Manoella Decarlo, esta última tendo conquistado o segundo lugar no pódio do solo profissional de danças urbanas na modalidade competitiva.
“Dançamos nesse festival ano passado na Mostra de Gala e por alguns problemas não tivemos as noites de competição. Finalmente, um ano depois, voltamos no MoviRio, que está com muito mais estrutura”, explicou o diretor do CDA, Yago Chiapetta, em entrevista ao Diário, também contando que o festival foi realizado na Praça Tiradentes, com o palco aberto, no Teatro João Caetano, com o palco competitivo, e no Teatro Carlos Gomes, com workshops e cursos.
Segundo Yago, o festival desta vez estava mais exigente e mais técnico, reforçando ainda mais a importância da participação de suas bailarinas. “Nós ficamos muito satisfeitos e orgulhosos representando Teresópolis em meio de tantas escolas que foram participar do festival, como da Paraíba do Sul, da Bahia e do Ceará, por exemplo. Então, sair de lá com uma medalha é muito gratificante”, declarou o diretor da CDA, destacando também que a experiência no MoviRio foi um momento de emoção muito grande, visto que ele e sua equipe estavam lado a lado de vários profissionais em que se inspiram. “Esta participação para nós é muito importante, mostrando que estamos trilhando o caminho certo para se tornar uma referência.
Bailarina no pódio
Para a bailarina do Centro de Dança Attitude (CDA) que subiu a Serra com a medalha de prata na categoria solo profissional de danças urbanas na modalidade competitiva , Manoella Decarlo, o festival foi uma excelente experiência após os ensinamentos de sua competição anterior. “Já tinhamos ido para outro festival com essa mesma coreografia, ficando em terceiro lugar. Agora, baseado no retorno dos jurados, fizemos ajustes na coreografia e levamos para o MoviRio, um dos maiores festivais de dança do Rio de Janeiro”, contou a dançarina, dizendo também que, pela participação de jurados específicos para a modalidade de danças urbanas, o nível do festival foi mais rigoroso. “Dessa vez fiquei bem nervosa. A responsabilidade era maior. Fiz alterações na coreografia e fiquei com medo de não dar certo, mas tivemos um resultado muito positivo”, concluiu Manoella.

Mais sobre o espaço
O Centro de Dança Attitude, que fica localizado no Centro Cultural Feso Pro Arte, trabalha com modalidades como balé clássico, jazz, danças urbanas, dança do ventre e kpop, sendo um importante espaço que atua em prol da arte e da cultura local, destacando os talentos da dança em Teresópolis.


Com a coreografia “Chove Chuva”, no solo Jazz Infanto, a bailarina Alice Schimidt também conseguiu um excelente resultado no MoviRio Festival, voltando para casa com ótimos retornos dos jurados. Foto: Divulgação