Luiz Bandeira
Para produzir um impacto visual positivo nos consumidores que fazem compras no comércio da Calçada da Fama, entidades que representam os comerciantes, com apoio da prefeitura, tomaram a iniciativa de enfeitar parte do espaço com guarda-chuvas coloridos suspensos por cabos, neste fim de ano, com a intenção que os enfeites ficassem após as festividades. A instalação dos guarda-chuvas coloridos, que agradam mais que desagradam, não resistiram aos danos causados por ventos, chuvas fortes, caminhões com dimensões impróprias para circular no local e ação de vândalos. Agora, pela segunda vez, alguns objetos que compõe o corredor de guarda-chuvas terão que ser substituídos e os comerciantes já analisam se vale a pena manter a instalação. Igor Edelstein conversou com o jornal O Diário e Diário TV sobre a decoração. “A gente ficou muito feliz com o resultado. Na Calçada da Fama por muito tempo faltava uma intervenção, todos os apelidos foram dados a Calçada da Fama e nós ficamos muito felizes que pelo menos por algum momento ela foi bem lembrada, muita gente tirando fotos, muita gente prestigiando, o turista que geralmente fica mais pelo Alto, querendo conhecer a rua dos guarda-chuvas, enfim é uma novidade que já tem em outras cidades como Penedo e no estado do Rio Grande do Sul e a gente trouxe pra cá na certeza que iria agradar”, frisou Igor, representante do Sincomércio Teresópolis.
Após a instalação cabe agora aos idealizadores manter a instalação inteira e em efetivo funcionamento decorativo. “A primeira etapa foi cumprida. A segunda etapa realmente houve algumas intempéries, questão de veículos transitando na Calçada da Fama que acabaram pegando alguns fios de sustentação dos guarda-chuvas e também alguns atos de vandalismo. Nós estamos providenciando pelo Sincomércio a manutenção disso é claro que a gente quer manter essa decoração permanente, porque virou um ponto turístico, virou um ponto onde as pessoas passaram a falar bem da Calçada da Fama e prestigiar o espaço que sem sombra de dúvida é um epicentro comercial em nosso município. É onde tem o burburinho, é onde tem a igreja da matriz, é onde a população circula e ela merece uma calçada descente, uma calçada que não só esteja em cima decorada, mas também no seu piso, evitando buracos, evitando maiores acidentes. Nós vamos providenciar o conserto, a manutenção nesse primeiro momento, porque o que a gente quer é que isso não seja uma rotina. A gente tem que fazer a manutenção e se Deus quiser não teremos atos de vandalismo, não teremos o trânsito de automóveis, sobretudo caminhões”, pontuou.
Para Igor a prefeitura precisa ajudar controlando a circulação de caminhões no local e a ação dos vândalos. “Para isso nós precisamos também da prefeitura, para que tenha aqui a Guarda Municipal presente, sobretudo à noite e o guarda de trânsito também proibindo a circulação do automóvel, nessa região dos guarda-chuvas. Então isso provavelmente nos próximos dias nós vamos fazer a manutenção como vocês vão poder conferir que os guarda-chuvas vão estar novamente nos locais, mas a gente está trabalhando para que isso não seja um fato constante. A intenção é de que essa decoração seja fixa, diferente da de natal que é provisória, os guarda-chuvas fizeram muito sucesso e tem tudo para ser um ponto de turismo fixo em nossa cidade”, concluiu o representante dos comerciantes da região.