Maria Eduarda Maia
Os próximos dias devem ser marcados por mudanças no tempo em Teresópolis. Com isso, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e variações de temperatura, típicas da instabilidade causada pela primavera. “O nosso município está sob a influência de uma forte frente fria e poderemos as mudanças climáticas ainda nesta quarta-feira (29), com previsão de chuvas moderadas a ocasionalmente fortes”, explicou a secretária de Defesa Civil, Tenente-Coronel Mariana Antunes, que reforçou que é necessária toda a atenção da população devido essas condições. “Faço um apelo para que todos fiquem atentos aos sinais de SMS enviados pela Defesa Civil e aos toques das sirenes, além das atualizações nos nossos canais oficiais”, pontuou.
Instabilidade e atenção redobrada
Com a primavera, caracterizada pelas instabilidades atmosféricas, a Defesa Civil está em alerta permanente para o monitoramento, sendo fundamental que os teresopolitanos tenham a atenção redobrada. “Essa é uma estação do ano que até para prever a meteorologia fica um pouco difícil por ser caracterizada por um forte calor durante o dia e com as famosas pancadas de chuva no final da tarde”, explicou a secretária da pasta. Ainda segundo Mariana Antunes, é de extrema importância que a população esteja atenta diante os sinais de fortes chuvas. “Procurem se abrigar em um local seguro, não ficar próximos de redes de fiações elétricas e de rios em costas”, orientou, destacando que em caso de emergência a população deve entrar em contato direto com a Defesa Civil pelo número 0800 202 1066.

Parceria com a comunidade
Um dos pilares que é fundamental para que seja possível obter êxito nas ações planejadas pela Defesa Civil é a boa relação com as comunidades locais, principalmente aquelas situadas em áreas mais vulneráveis, como destaca a Tenente-Coronel Mariana. “Não existe Defesa Civil sem o apoio da comunidade. Hoje, nós temos comunidades que já receberam os Núcleos de Proteção Comunitárias (NUPDEC), só que precisamos de mais apoio. Então, todas as comunidades irão receber esses núcleos”, ressaltou, frisando que as comunidades que não possuem essa rede de apoio podem procurar a Defesa Civil para realizar a inscrição para a capacitação.
“Os NUPDECs são formados por pessoas voluntárias, nascidas e criadas na comunidade, conhecendo o local”, explicou a secretária, dizendo também que atualmente o município conta com 19 comunidades que receberam as rotas de fugas. “Elas representam a distância menor até chegar em um ponto de apoio em caso de um desastre, seja natural ou não. Isso é a Defesa Civil trabalhando em conjunto com a comunidade”, concluiu Mariana Antunes.

Alertas no celular
Além das redes sociais, a Defesa Civil também conta com um serviço de alerta para informar a população em casos de mudanças climáticas extremas, sendo de extrema importância que os moradores estejam cadastrados para receberem os avisos em seus celulares. Os metereologistas da Defesa Civil Estadual trabalham 24 horas por dia monitorando a condição do clima para que a população seja orientada em caso dessas alterações extremas no clima. Para se cadastrar é muito simples: basta enviar uma mensagem de SMS com seu CEP para o número 40199 para ficar atualizado sobre os possíveis riscos na sua região.

Previsão para os próximos dias
- Quinta-feira (30): Chuva forte de manhã e à noite. Aberturas de sol na parte da tarde, com pancadas de chuva. Temperatura máxima de 18 graus e mínima de 15.
- Sexta-feira (31): Nublado com chuva durante o dia e a noite. Na parte da tarde, ocorre temporal. Temperatura máxima de 20 graus e mínima de 15.
- Sábado (01): Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e a noite. Temperatura máxima de 23 graus e mínima de 17.
- Domingo (02): Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde. Na noite, há previsão de temporal. Temperatura máxima de 25 graus e mínima de 18.









