A Defesa Civil de Teresópolis realiza nesta terça-feira, dia 19, uma reunião para apresentar o plano de ações e as novas tecnologias que estão sendo empregadas nas rotinas de prevenção. Também será posta em discussão a participação dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) e dos voluntários treinados pelo órgão no Plano de Contingência. O encontro acontece a partir das 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475, Agriões), e todas as pessoas interessadas são convidadas a participar.
“Apresentaremos os preparativos da Defesa Civil para este verão, as tecnologias que já estão em uso para o contato permanente com a população, como o aplicativo de smartphone AlertasDCT e a nossa rede de comunicação. Também divulgaremos os pontos de apoio existentes na cidade”, adianta o coronel Anibal Ligeiro Ornelas, secretário municipal de Defesa Civil.
Novidade é o serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres que utiliza o número do Código de Endereçamento Postal. “Para se cadastrar, o interessado deve enviar o seu CEP (apenas números) para 40199 através de SMS. A pessoa receberá uma mensagem confirmando o cadastro. O cadastramento não será realizado, se o CEP estiver fora da região atendida. Neste caso, a pessoa deve aguardar novas orientações até que sua região seja coberta pelo serviço”, explica Ubiracy Pinto, coordenador do Centro de Monitoramento e Comunicação da Defesa Civil.
A partir desta segunda-feira, dia 18, todos os celulares de Teresópolis – cerca de 120.000 usuários de todas as operadoras, e aproximadamente 25 milhões de usuários em todo o Estado do Rio de Janeiro, receberão convite para realizar este cadastramento.
Estrutura da Defesa Civil Municipal
– Voluntários e NUDECs: Teresópolis tem 29 Núcleos de Defesa Civil Comunitários, atuando em 33 bairros, com 473 voluntários. Em 2017, foram formados cerca de novos 200 voluntários e existem cerca de 120 pessoas aguardando o início de novos treinamentos.
– Estações de Alerta e Alarme: São 26 estações, sendo 24 no primeiro distrito e duas no segundo distrito.
– Pluviômetros e réguas de rio: 20 estações do CEMADEN Nacional em todo o município; 5 estações do INEA, com pluviômetros e réguas de rio.
– Aplicativo: Para acompanhar os alertas em tempo real, ter acesso aos pluviômetros, radares e satélites, basta baixar o aplicativo ALERTASDCT, disponível no Google Play Store para plataformas ANDROID, ou através do link direto http://app.vc. vc/alertasdct para as demais plataformas.
– Internet: As informações do órgão podem ser acessadas pelo Blog da Defesa Civil no endereço http://dcteresopolis.blog.br ou no Facebook https://facebook.com/dcteresopolisefesacivil.teresopolis.3.