Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil de Teresópolis apresenta Plano Municipal de Prevenção a Incêndios Florestais

A iniciativa visa minimizar os riscos e impactos das queimadas durante o período de estiagem

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis apresentou, nesta quarta-feira (4), no Teatro Municipal, o Plano Municipal de Prevenção a Incêndios Florestais, para minimizar os riscos e impactos das queimadas durante o período de estiagem.

A iniciativa contempla estratégias integradas de monitoramento contínuo, ações educativas, capacitação de moradores através dos NUPDECs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil), além da parceria com órgãos ambientais, do Ministério Público/RJ, da Concessionária Águas da Imperatriz, do 16º Grupamento de Bombeiros Militar, da Redec 7, do Tiro de Guerra, das secretariais municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação de Meio Ambiente e a própria comunidade local.

A secretária municipal de Defesa Civil, Tenente Coronel Mariana Antunes, destacou uma questão muito importante. “Ignorar os incêndios florestais já não é uma opção. Os números crescem a cada ano e exigem ação imediata. O plano é fundamental para facilitar nosso trabalho, e a preparação é essencial para garantir a segurança da população e reduzir os danos causados pela estiagem. Vamos atuar em conjunto com órgãos municipais e estaduais, além de contar com a colaboração da comunidade, essencial para uma resposta eficaz.” pontuou Mariana, acompanhada dos subsecretários Valdeck Amaral (Operacional) e da Tenente Coronel Mirela (Geologia e Mapeamento de Riscos), e de sua equipe técnica, das secretarias municipais Julieta Fares (Assistência Social e Direitos Humanos), Kátia Borges (Direitos da Mulher) e do chefe do Parque Municipal, Paulo Sérgio Bandeira.

O diretor de Monitoramento da Defesa Civil, Panquestor Júnior, enfatizou a importância do uso da tecnologia neste processo. “Nosso setor de monitoramento já está estruturado e pronto para esse período crítico que vem chegando. Vamos utilizar ferramentas tecnológicas e emitir alerta à população sobre os níveis alto e muito alto de risco de incêndios florestais.”

O Diretor de Monitoramento, Panquestor Junior, explicando que o setor já está estruturado e pronto para esse período crítico que vem chegando. Foto: AsComPMT

A Defesa Civil reforça que provocar queimadas é crime ambiental e pede que a população denuncie qualquer foco de incêndio. Conscientização e ação conjunta são as principais ferramentas para preservar o meio ambiente e garantir a segurança de todos.

Advogada e Diretora Adjunta de Pós-licença e Fiscalização Ambiental do Pós-licença Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Natalia Rodrigues, explicando sobre o trabalho que o Órgão vem fazendo nessa área.

Teresópolis 18/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem fica no prejuízo no carnaval em Teresópolis

Novos valores de passagens para linhas de ônibus intermunicipais

Bandidos armados fazem família refém na zona rural de Teresópolis

Entrega de chaves marca novo momento do Solar Imbuí, em Teresópolis

Teresópolis reúne milhares de foliões em cinco dias de Carnaval

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE