Nesta quarta-feira (18), a Defesa Civil de Teresópolis esteve presente em uma reunião dedicada à prevenção de riscos e ao gerenciamento de desastres naturais, em apoio à entrega do Plano de Contingência Estadual (PLANCON) 24/25. Organizada pela Secretaria Estadual de Defesa Civil, o evento ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle e contou com a participação de gestores municipais de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, onde foram apresentadas metodologias para a gestão de desastres naturais. “O envolvimento com outros municípios é crucial para recebermos as orientações sobre as medidas de prevenção de riscos e desastres no verão, uma época em que certas áreas enfrentam intensas chuvas. Participar de eventos como este nos permite aprimorar continuamente nossas ações. Teresópolis tem realizado um trabalho de excelência, orientando a população tanto na prevenção quanto no manejo de desastres”, destacou o Coronel Albert, secretário municipal de Defesa Civil.
Na reunião, foi feita a entrega do Caderno de Recomendação aos Prefeitos, um material que serve como guia para as prefeituras na administração de desastres e na implementação de protocolos de alerta e alarme. O PLANCON é uma ferramenta de planejamento que estabelece as diretrizes para as ações dos órgãos públicos municipais e seus parceiros em resposta a desastres, sejam eles naturais ou provocados pelo homem.
“Teresópolis tem realizado um trabalho de excelência, orientando a população tanto na prevenção quanto no manejo de desastres”, destacou o Coronel Albert, secretário municipal de Defesa Civil. Foto: AsComPMT
Protocolos
Na ocasião, foram discutidos os fundamentos da gestão de desastres e apresentados os protocolos de emissão de alertas e alarmes para prefeitos, coordenadores e secretários de Defesa Civil. Também foram entregues os Cadernos e Cartilhas de Recomendações para os gestores municipais. “O Estado oferece uma espécie de guia para as Prefeituras com sugestões de políticas públicas, ações e boas práticas para uma administração voltada para a redução do risco de desastres. O material, particularmente útil para os recém-eleitos, também orienta os prefeitos sobre a utilização de ferramentas de gestão desenvolvidas pela Defesa Civil Estadual para promoção da resiliência”, explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Tarciso Salles.
O evento também marcou a entrega da Medalha Mérito da Defesa Civil do Estado para personalidades civis ou militares que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e à comunidade fluminense em assuntos de Defesa Civil. Durante a reunião do GRAC, no Gabinete de Gestão de Crise do CICC, foram tratadas a atualização dos planos de contingências setoriais para chuvas intensas e a participação e a cooperação técnica entre os órgãos envolvidos em casos de emergências. “O Estado do Rio está pronto para as chuvas de Verão. Trabalhamos o ano todo, com investimentos robustos feitos pelo governador Claudio Castro em tecnologia e capacitação, em recursos materiais e humanos, visando à prevenção e também à pronta resposta em casos de tragédias. Fizemos o dever de casa. Antecipamos os cenários de crise, fizemos exercícios para alinhamento de forças, apoiamos e instruímos as prefeituras”, reforçou o coronel Tarciso Salles.