Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil Estadual promove encontro da Rede Salvar

Programa fortalece parcerias para respostas mais eficazes em desastres

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) promoveu, no Quartel Central do CBMERJ, o encontro da Rede Salvar. Durante o evento, foram realizadas a entrega de homenagens e certificados de participação, além da assinatura de termos de cooperação com organizações parceiras como Rio Solidário, Cruz Vermelha e Legião da Boa Vontade (LBV), entre outras. Entre os homenageados, esteve presente no evento o coronel da reserva remunerada, Marcelo Hess, ex-subsecretário de Estado de Defesa Civil e um dos idealizadores da Rede Salvar.

Criada em 2017, a Rede Salvar é um programa da SEDEC-RJ que mobiliza parcerias com instituições públicas e privadas para fortalecer ações de resposta em situações de emergência e desastres. Apesar de sua interrupção durante a pandemia, o programa foi reativado em 2024 e já demonstra seu potencial de contribuição para a sociedade fluminense. A iniciativa busca unir esforços ao integrar voluntários e recursos de diversas instituições, proporcionando apoio direto aos agentes de emergência. Cada organização contribui de forma específica: logística, gestão de abrigos, assistência veterinária, atendimento de saúde ou suporte técnico em questões ambientais são algumas das frentes de atuação que tornam a Rede Salvar tão abrangente.

Com foco na redução dos impactos causados por desastres e no alívio ao sofrimento das populações afetadas, a Rede Salvar reforça a importância da cooperação entre os setores público e privado. A SEDEC-RJ segue comprometida em ampliar essa rede de solidariedade e garantir respostas rápidas e eficientes em momentos críticos. “A Rede Salvar é um exemplo de como a união de esforços pode transformar a resposta aos desastres. A reativação deste programa fortalece a capacidade de atuação da Defesa Civil, conectando instituições públicas e privadas para mitigar os impactos e aliviar o sofrimento das populações afetadas. Nosso objetivo é garantir que, em momentos de crise, tenhamos uma rede solidária, eficiente e preparada para atuar em diferentes frentes, sempre em prol da segurança e bem-estar da sociedade fluminense”, declarou o secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Tags

Compartilhe:

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Floração das ‘Cerejeiras da Rodoviária’ mais uma vez embeleza Teresópolis

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Trânsito parcialmente interditado na região da Barra do Imbuí

Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser

K-Beauty: Tecnologia, Prevenção e o Novo Olhar para o Cuidado com a Pele

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE