Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa civil lança plano de emergência do estado

Período do verão recebe atenção especial no planejamento em municípios como Teresópolis

A Secretaria Estadual de Defesa Civil lançou, nesta quarta-feira (5), o novo Plano de Emergência do Estado (PEM-RJ). Com vigência até 30 de novembro de 2019, o documento traça estratégias para otimizar as ações de resposta a emergências e desastres ocorridos no estado, de forma integrada e articulada com os 92 municípios fluminenses. – O plano é o ponto de partida para que sejam definidos o socorro, a assistência à população vitimada e, também, as ações de recuperação dos cenários atingidos, objetivando minimizar danos e prejuízos. A partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre, são estabelecidos protocolos oficiais para mobilização preventiva, a partir dos sinais de alerta e alarme, e para mobilização de emergência, em reação a eventos adversos – explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Jr.
A ferramenta é destinada a todos os integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC). O trabalho foi coordenado pelo Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (DGDEC) e é fruto de dezenas de reuniões em parceria com mais de 42 agências, incluindo instituições governamentais e não-governamentais, entidades privadas e segmentos organizados da sociedade civil. Mais de 180 pessoas, entre especialistas, servidores públicos e cidadãos fluminenses, colaboraram com o projeto.
PLANO VERÃO – Parte integrante do Plano de Emergência, o Plano Verão 2019 é um planejamento tático para a integração de múltiplos saberes técnicos na área de proteção comunitária, durante o período com indicativo de chuvas fortes no estado. Sua vigência vai até 31 de março de 2019, podendo ser prorrogado mediante critérios de excepcionalidade. 

Informações online
Os dados do Plano de Emergência e do Plano Verão 2019 serão disponibilizados para o público no site www.defesacivil.rj.gov.br. A página, voltada para o cidadão e para os gestores de Defesa Civil dos municípios, conta com informações sobre ensino à distância, legislação, manuais e apostilas temáticas, contatos das regionais de Defesa Civil, das Defesas Civis municipais e orientações sobre voluntariado, entre outros serviços.
O portal também abriga um jogo online voltado para o público infanto-juvenil, com noções de prevenção e atuação em desastres. Os jogadores são convidados a participar de ações de resgate a vítimas de enchentes, acionamento de sirenes de emergência, desocupação temporária de comunidades vulneráveis, distribuição de material humanitário e plantio de mudas para recuperação de encostas. A trilha sonora do game foi desenvolvida pela Banda Sinfônica dos Bombeiros.

 

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 03/04/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rompimento de tubulação interdita trecho de avenida e altera trânsito em Teresópolis

Novas regras para CNH ainda geram dúvidas e impacto no setor em Teresópolis

Colina dos Mirantes, um potencial turístico pouco aproveitado

Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar 

Gás do Povo: saiba quem pode participar e como receber o benefício

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE