A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis apresentou na última sexta-feira, 10, no Teatro Municipal, na Prefeitura, o Plano Verão 2021/2022, conjunto de ações para o enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes e que visa dar pronto atendimento à população em situações de emergência. O secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, explicou sobre o plano. “O Plano Verão integra o Plano de Contingência da Defesa Civil, documento em que o órgão define os procedimentos a serem tomados pela gestão municipal em resposta a emergências e desastres naturais. Também mobiliza setores estratégicos da Prefeitura e instituições da cidade para que, com iniciativas alinha das, possam atender com rapidez a população”.
Coronel Albert destacou que o documento segue as diretrizes da Lei Federal 12.608/2012; citou em quais locais estão instaladas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e os pluviômetros instalados pelo governo federal, por meio do projeto RedeGEO/Cemaden, no Parnaso, no Barroso, na Granja Florestal, Vale do Paraíso e Serra do Capim, no interior. Também explicou sobre o Protocolo de Mobilização de Alerta Sonora, sobre os níveis de alerta e alarme (Normalidade, Atenção, Alerta e Alarme) e o Estado Operacional da Defesa Civil em cada nível (Vigilância, Sobreaviso, Prontidão e Ordem de Deslocamento).
Os níveis de emergência, nomeados de acordo com a proporção do evento (pequena, média, grande e extraordinária) e os critérios para ativação do plano também foram enumerados. Assim como as ações de um projeto de proteção realizado em parceria com uma universidade local, que entrou na segunda fase de atuação com objetivo de contribuir com a limpeza das comunidades e ajudar a resgatar o sentimento de pertencimento e orgulho do morador de Teresópolis pela cidade. O “Cidade Limpa” reúne equipes da Ouvidoria Municipal, das secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e de Serviços Públicos e do projeto de uma universidade local. O mutirão acontece aos sábados e já passou pelo Perpétuo, Pimentel e Rosário. “Os mutirões de limpeza também integram o programa de preparação do Plano Verão. A equipe do órgão procura conscientizar os moradores sobre a importância de descartar o lixo nos locais indicados, evitando o acúmulo nas encostas, ruas ou servidões, o que pode ocasionar a obstrução de bueiros e de galerias, causando transtornos como possíveis alagamentos e até deslizamentos de terra”, ressaltou o Coronel Albert.
Participantes
Os secretários municipais Gilson Barbosa (Governo e Coordenação) e Valdeck Amaral (Desenvolvimento Social) participaram da apresentação. Também estiveram presentes oficiais do 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar), do 16º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), presidentes de associações de moradores, líderes comunitários, representantes de PX Club e da Redec Serrana I. Marcelo Rosado Neto, assessor parlamentar do deputado federal Hugo Leal, também participou do lançamento do plano, assim como a vereadora Erika Marra.
Exercício simulado
A Defesa Civil Municipal realizou, no último sábado, 11, na Coreia, o Exercício Simulado de Desocupação de Comunidade Vulnerável. Além das equipes da Defesa Civil, participaram do exercício simulado servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde, Segurança Pública/Guarda Municipal, Defesa Civil Estadual (Redec Serrana I), 16º GBM, Radioamadores e NUDEC Coreia.