Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil realiza encontro com líderes comunitários

Foi apresentada a nova estrutura da secretaria e os projetos que serão implementados ao longo do ano

Com o intuito de estreitar os laços entre a Defesa Civil e as comunidades locais, aconteceu nesta sexta-feira (31), no Teatro Municipal, o primeiro evento intitulado “Café com a Defesa Civil”. O encontro teve como foco a apresentação da nova estrutura da secretaria e os projetos que serão implementados ao longo do ano, além de fomentar a interação dos moradores com o trabalho desenvolvido pela pasta.
Durante a ocasião, também foi pontuada a criação de projetos como o “Reflorestar”, previsto para iniciar no próximo dia 8 de fevereiro, na Fazenda Ermitage, da retomada dos Núcleos de Proteção Comunitárias (NUPDEC) nas comunidades, e a futura criação do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

A Tenente Coronel Mariana Antunes, Secretária de Defesa Civil, enfatizou a relevância do diálogo entre o poder público e as comunidades. “Este é o primeiro passo para o sucesso das nossas atividades, pois estamos unindo a experiência e o conhecimento de quem vivencia o cotidiano nos bairros às políticas públicas do governo. A parceria das lideranças comunitárias é essencial para o êxito das ações planejadas”, destacou Mariana, acompanhada dos subsecretários Valdeck Amaral (Operacional) e da Major Mirela (Geologia e Mapeamento de Riscos), do Ouvidor Geral do Município, Anderson Aguiar, e o Presidente da Câmara Municipal, Luciano Santos.

Durante a reunião, também foi prestada uma homenagem ao servidor Ubiracy Antônio Pinto, que recebeu a Medalha Mérito da Defesa Civil. Essa medalha representa o reconhecimento público a indivíduos que, por meio de ações significativas, ajudam a fortalecer a gestão de riscos e desastres em um estado ou município. “É gratificante poder ajudar as pessoas e servir ao município. Costumo dizer que saí da Defesa Civil, mas a Defesa Civil nunca saiu de mim. Sinto um imenso orgulho de ter integrado essa equipe dedicada, responsável e formada por verdadeiros guerreiros. Agradeço de coração por essa homenagem, mas quero ressaltar que esse reconhecimento é de toda a equipe”, disse Ubiracy.

“Ao Sr. Bira, que é um grande amigo e parceiro da Defesa Civil, devemos muito. Ele foi o responsável pela implementação do sistema de monitoramento, o Canal Alerta Terê, que hoje contamos com uma parceria robusta. Em nome de toda a equipe, agradecemos pelo seu trabalho, contribuição e dedicação à nossa pasta. Mesmo à distância, se faz tão presente. As portas estarão sempre abertas para você, que fez história aqui”, finalizou a Coronel Mariana Antunes.

Teresópolis 02/09/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mais um motoqueiro é detido pela PM ‘fazendo grau’ em Teresópolis

Estado fiscalizou 168 alertas de desmatamento da Mata Atlântica somente em agosto

Menino de 11 anos fica em estado gravíssimo após ser atropelado na Rio-Teresópolis

Anvisa interdita água mineral da marca Vitoriosa por conter coliformes

Conselho de Veterinária encontra medicamento vencido há quase 30 anos em clínica de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE