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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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DER-RJ começa a desligar radares em áreas consideradas de risco

Medida atende lei estadual para diminuir chances de ataques de criminosos

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) desativou nessa quarta-feira (28) 15 radares em áreas de risco que constam da primeira lista elaborada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), validada pela Diretoria de Operação, Monitoramento e Controle de Trânsito do órgão. A medida, adotada pela nova gestão do DER-RJ, foi tomada em cumprimento à Lei estadual 7580/17. Localizado no Km 6,7 da RJ-106, no sentido Maricá, o primeiro radar deste lote também foi retirado do local. Para não confundir os motoristas, os outros 14 equipamentos que foram desligados nesta quarta-feira e serão removidos, gradativamente, ficarão cobertos por plásticos pretos. A remoção deles acontecerá a partir da semana que vem.
O desligamento foi feito em radares de duas importantes rodovias estaduais: A RJ-106, conhecida como Avenida Amaral Peixoto; e a RJ-104. Todos os trechos contemplados ficam dentro dos limites das cidades de Niterói e São Gonçalo, ambos na Região Metropolitana do Rio. Nesses locais, o departamento também está retirando todas as placas de sinalização que, até então, orientavam os motoristas sobre a existência de fiscalização eletrônica nas duas vias. – O DER está cumprindo a lei, desligando os radares em áreas de risco, o que já deveria ter sido feito. O governo do estado está atento às demandas da população. Onde houver área de risco indicada pelo BPRV, e ratificada pela nossa equipe técnica, haverá retirada de radares – disse o presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade.
A primeira lista com as localizações dos equipamentos em áreas de risco foi encaminhada ao DER após um encontro, em junho, entre o presidente do órgão e o Coronel Porto, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), que é a unidade da Polícia Militar responsável por monitorar as estradas estaduais. O mapeamento está sendo feito com base nos indicadores criminais de Segurança Pública. Um 16º radar, incluído na primeira listagem do BPRV, não foi removido pelo DER, por ora, porque fica localizado num cruzamento perigoso. O departamento fará uma análise técnica mais minuciosa, a fim de que seja garantida a segurança dos pedestres. O equipamento fica localizado no KM 13 da RJ-104.
No futuro, com base em novas informações da Polícia Militar, outros equipamentos poderão ser removidos das estradas estaduais, também depois de estudo técnico da Diretoria de Operação, Monitoramento e Controle de Trânsito do órgão, para, assim, darmos continuidade ao cumprimento da legislação.

Melhor divulgação de informações sobre radares
As informações sobre os radares de controle de velocidade nas estradas e rodovias do Estado do Rio poderão ser obrigatoriamente divulgadas na internet. É o que determina o projeto de lei 1.357/16, do deputado Thiago Pampolha (PDT), que a Alerj aprovou em segunda discussão nesta quarta-feira (28). O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias para decidir pela sanção ou veto à medida. A norma valerá para todas as rodovias do Rio, sejam as administradas pelos municípios, governo do estado, governo federal ou empresas privadas. A medida deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo.
Pampolha afirmou que o objetivo é auxiliar os motoristas e evitar multas injustas. “A sinalização de trânsito em nossas vias, de um modo geral, é deficiente e em alguns casos contraditória, deixando muitas vezes o motorista em dúvida sobre qual velocidade passar em determinados trechos. Normalmente, a placa indicadora do limite de velocidade não existe ou é instalada em local inadequado, prejudicando a sua visualização e servindo como verdadeiras armadilhas para os motoristas”, ressaltou.

 

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Edição 23/11/2024
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