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DER-RJ vistoria obra da RJ-130

O presidente do DER-RJ afirmou que veio a Teresópolis “verificar problemas pontuais e tomar providencias para solucionar”. Segundo Herbert Marques, o acostamento não estava no escopo da obra, mas que seria criado um aditivo no contrato para fazer o máximo possível de acostamento e também para incluir mais duas ou três entradas de bairros, que são essenciais para evitar acidentes.

Prefeito e vereadores acompanharam visita do presidente do órgão estadual

Wanderley Peres

O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Herbert Marques, passou a manhã desta sexta-feira, 18, em Teresópolis, quando vistoriou as obras de recapeamento da RJ-130 acompanhado do prefeito Vinicius Claussen e de vereadores. O grupo percorreu o trecho da RJ-130 do km 0, no bairro da Prata, até a altura do km 5, em Albuquerque, onde a empresa contratada pelo Governo do Estado está trabalhando. Qualidade do asfalto e do serviço executado, melhoria da drenagem em alguns trechos, construção de acostamento nos pontos da rodovia com espaço disponível e reforço da sinalização foram algumas demandas repassadas pelo Prefeito de Teresópolis ao presidente do DER-RJ, que veio acompanhado de equipe técnica da sua pasta e do assessor especial do governador Cláudio Castro, Alex Castellar.
“Precisamos fiscalizar a obra para garantir a qualidade do serviço e da massa asfáltica. Inclusive, será feita uma análise em laboratório para ter certeza que o material utilizado é de qualidade. Falamos sobre a melhoria da sinalização da estrada, principalmente à noite, para evitar a ocorrência de acidentes”, disse o prefeito, que pediu a construção de acostamentos e a inclusão de melhorias nos acessos a alguns bairros, como Santa Rosa, necessários para a segurança dos usuários da estrada.

O presidente do DER-RJ afirmou que veio a Teresópolis “verificar problemas pontuais e tomar providencias para solucionar”. Segundo Herbert Marques, o acostamento não estava no escopo da obra, mas que seria criado um aditivo no contrato para fazer o máximo possível de acostamento e também para incluir mais duas ou três entradas de bairros, que são essenciais para evitar acidentes.

Alex Castelar observou que a fiscalização foi uma determinação do governador Cláudio Castro. “Se a empresa não cumprir o contratado, será substituída, naturalmente, porque o que importa para o governador é o serviço bem feito, como contratado. E, bom, que as críticas vieram no início, permitindo se corrigir logo os erros, porque o que determina o rumo desse trabalho que demorará um ano é essa correção no tempo certo”, disse o assessor, que agradeceu as críticas da imprensa, especialmente do DIÁRIO que acompanha de perto os trabalhos e apontou, de pronto, as imperfeições, daí a ação de fiscalização. “Estamos atendendo à população, que tem na imprensa regular da cidade o seu ponto de apoio. No início das obras, reconhecemos, ocorreram alguns problemas, não tem que esconder, mas esses erros já foram reparados e a obra retomada em outro patamar”, disse, anunciando que o governo buscará a viabilização da construção do acostamento inexistente, entre Albuquerque e Venda Nova, transformando a iniciativa em algo ainda mais importante para a região.

Entre as queixas anotadas estão melhor sinalização para o trânsito, noite e dia, informação aos motoristas para que eles se programem e adequação do pare e siga, também muito reclamado.

Investimento na ordem de R$ 62.713.516,95, a reforma geral dos 68,73 quilômetros da Rodovia RJ-130 começou no dia 24 de janeiro. No cronograma do DER-RJ estão previstas intervenções de pavimentação, drenagem e recomposição da pista, com recuperação de meio-fio, recomposição das defensas e guarda-corpo das pontes.

De Teresópolis, o grupo partiu em direção à RJ-134, entre a localidade de Campanha, na altura do km 23 da RJ-130, e o distrito da Posse, em Petrópolis, rodovia onde existem três pontes sendo construídas pelo Governo do Estado e que precisa de obras de drenagem.

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Edição 27/11/2024
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