Maria Eduarda Maia
No próximo dia 30, Teresópolis irá receber, no Horto Municipal Carlos Guinle, o 4º Encontro de Unidades K9 de Teresópolis, reunindo competidores das Forças Armadas, policias e guardas civis municipais de unidades K9 de várias cidades dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, além da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil RJ e canis privados. No dia, serão realizadas provas de detecção, com a busca de entorpecentes e de intervenção, como práticas de abordagem e proteção.
Com realização dos canis Gold K9, K9 Comando e Murzim, o evento tem como objetivo promover a interação das instituições de segurança pública, com troca de experiências para o aprimoramento das técnicas utilizadas. O encontro das unidades tem apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, com a Guarda Civil Municipal.
Até o momento, 30 equipes já confirmaram participação no evento, que vai reunir equipes de elite e instituições de peso. Entre as presenças garantidas estão: Cia de Operações com Cães de Teresópolis K9 (GCM), Guarda Municipal de Mangaratiba, ADS K9 (Treinamentos Táticos); Guarda Civil de Cardoso Moreira; K9 Verum Canibus Team; Canil Grand Reale, Lomba K9 (Detecção e Proteção), CT Medeiros Adestramento, Grupamento de Ações com Cães (GAC) do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, GCM de Petrópolis, Guarda Civil Municipal de Guapimirim, DEGASE-RJ; Polícia Penal de Juiz de Fora, CORE Polícia Civil – RJ.

Destaque em ações conjuntas e inspiração
Trabalhando em Teresópolis com cães treinados, por meio da Companhia de Operações com Cães, há 11 anos, a guarnição K9 vem se destacando com grande frequência nas operações conjuntas com as forças policias em ações de proteção, busca de entorpecentes e armas. Um grande exemplo deste apoio dos cães da GCM, reforçando ser fundamentais nas ações de enfrentamento ao tráfico no município, foi uma grande apreensão de drogas na comunidade do Pimentel recentemente, quando esses animais super competentes e inteligentes localizaram 70 sacolés de uma mistura de crack com maconha, 355 pedras de crack e 192 tubos de cocaína.
Devido seu eficiente desempenho, o trabalho da unidade K9 realizado em Teresópolis tem sido inspiração no fortalecimento de outras corporações no estado, já tendo até doado um dos seus cães para outra cidade. Na ocasião, a cadela Dara Christina foi prestar seus serviços na GCM de Rio das Ostras, sendo o primeiro cão, com função de detecção, a iniciar os trabalhos de combate às drogas no município da Região dos Lagos.
Trabalhos específicos
Recentemente, o Diário de Teresópolis esteve no canil da Guarda Civil Municipal para conhecer de perto o trabalho desses grandes heróis de quatro patas. Os cães da unidade K9 são treinados para desempenhar funções específicas de acordo com suas características genéticas e comportamentais, garantindo uma maior eficiência nas missões. Entre os destaques estão a K9 Morgana, treinada para busca e regaste de pessoas desaparecidas por meio do odor específico, tendo atuado no caso de Anic Herdy; o Border Collie, o K9 Odin, atuando com a cinoterapia em orfanatos e asilos, levando carinho e afeto; o pastor holandês Cron, destaque na detecção de drogas e armas; e a K9 Glock, treinada para proteção e conteção, atuando em patrulamentos e escoltas.
SERVIÇO – 4º ENCONTRO DE UNIDADES K9 DE TERESÓPOLIS
Data: 30 de agosto (sábado)
Horário: A partir das 8h (entrada franca)
Local: Horto Municipal Carlos Guinle
(Avenida Tobias Barreto, nº 21 – 40 Casas)