Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran.RJ adota sistema para evitar fraudes de clonagem de veículos novos

Tecnologia atua no combate a golpes e garante mais segurança para montadoras, concessionárias e consumidores

 
O Detran.RJ em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito implantou o Renave 0km, uma nova funcionalidade do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) que vai aumentar a segurança na venda de veículos zero quilômetro no Brasil. O objetivo é impedir a clonagem de veículos novos, uma prática que começou a crescer no país. Com o Renave 0km, todo carro novo sairá do estoque da loja para o comprador pelo sistema. Para as montadoras, não haverá mudanças. Agora, quando um consumidor adquirir um veículo zero quilômetro, ele receberá, além da nota fiscal, a Autorização para Transferência de Veículo Eletrônica (ATPV-e), emitida na saída da concessionária. Somente de posse da ATPV-e será possível o emplacamento do veículo. Até então, não era obrigatória a apresentação da ATPV-e. A medida começou a vigorar no último dia 24.
Com a implantação do Renave 0 KM, os veículos novos vendidos vão precisar cumprir o processo de registro no novo sistema. O sistema ampliará o escopo de transformação digital no país e será obrigatório para todos os revendedores de veículos zero quilômetro. Para aderir ao sistema, as concessionárias devem fazer um cadastro no site credencia.estaleiro.serpro.gov.br. O processo é simples e rápido, e a adesão é gratuita. “Com o Renave 0km, está implantado um modo eficiente para evitar fraudes. O veículo só poderá ser registrado no Detran se estiver no sistema, o que evitará a clonagem de carro zero”, comenta o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
O Renave 0km fortalecerá a segurança e o controle de estoque de concessionárias e revendedoras de veículos zero a partir da comunicação digital com o Governo Federal. Todos os veículos faturados após a data de 24/1/2022 estão aptos ao RENAVE e consequentemente os clientes deverão apresentar de forma obrigatória o ATPVE fornecido pela revendedora junto ao DETRAN-RJ para que seja possível realizar o serviço de Primeira Licença. O processo de Primeira Licença no sistema TVE se dará de forma normal com inclusão de DUDA, Chassi, preenchimento dos dados do ATPVE e posterior gravação do protocolo. “Como já dito, apenas de posse da ATPV-e será possível o emplacamento do veículo. A única exceção é para carros com venda direta das montadoras ou com encarroçamento posterior. Para esses veículos, a implantação acontecerá ao longo do ano”, divulgou o Detran.

Carro clonado apreendido
Na última semana a Corregedoria do Detran.RJ apreendeu um veículo clonado, em Paciência, no município do Rio. A investigação começou após a proprietária do veículo original abrir um processo de clonagem no departamento. O veículo é um Palio 2007, duas portas.  Depois de uma análise sistêmica de monitoramento de dados, agentes da Corregedoria do órgão identificaram e apreenderam o veículo em flagrante, com um morador local. O caso foi registrado na 36ª DP (Santa Cruz). Após perícia técnica, será entregue ao legítimo proprietário.  O Detran.RJ está intensificando as investigações sobre clonagem em todo o Estado do Rio. Especialistas do departamento alertam que é importante exigir a nota fiscal de qualquer veículo comprado em sites, para que o usuário não tenha problemas futuros e possa ter certeza de que está comprando um veículo legalizado. Esse veículo acima, por exemplo, foi comprado pela internet.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE