Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran.RJ amplia serviços do programa “Cidadania Sobre Rodas”,

Procedimentos voltados para pessoas com deficiência serão concentrados no Posto Detran-Acessível

Desde esta terça-feira (19), dentro do programa Cidadania Sobre Rodas, todos os procedimentos para a emissão da primeira habilitação do público PCD, desde abertura do processo até a retirada do documento, podem ser realizados no Posto Detran-Acessível, na Francisco Bicalho, no Centro do Rio. No mesmo local e de forma gratuita, os candidatos PCDs poderão dar entrada na documentação necessária, fazer exames médicos, realizar aulas e provas teóricas e práticas e, por fim, retirar a carteira de habilitação.
“Vamos concentrar todas as etapas do programa Cidadania sobre Rodas em um único local, totalmente adaptado às especificidades das pessoas com deficiência. Além disso, o departamento vai oferecer aulas teóricas, que eram realizadas apenas em autoescolas. Estamos adotando medidas para dar mais comodidade e facilitar a vida do público PCD”, destaca o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.
A enfermeira Edna Frazão, de 50 anos, que tem limitação no movimento das pernas devido a um AVC, elogiou as instalações e o atendimento do programa Cidadania Sobre Rodas. “Estou me sentindo muito acolhida por todos. Este sonho não é só meu, mas também do meu marido, que sempre me deu força para tirar a CNH. Além da estrutura do Posto Detran- Acessível ser incrível, os professores e funcionários são muito atenciosos. Obrigado ao Detran pela oportunidade!”, agradeceu a moradora de Guadalupe, que realizou a primeira aula teórica do Posto Detran Acessível.
Para se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, o candidato deve comparecer, no Dia D, ao Posto Detran-Acessível ou em 15 Ciretrans espalhadas pelo estado, munido de documentação necessária. A próxima edição do Dia D, a primeira deste ano, será no dia 5 de abril.
Nesta data, o público PCD terá atendimento prioritário em todas as unidades de identificação civil e habilitação do departamento. Já os serviços veiculares poderão ser realizados no Posto Detran-Acessível. Em 2024, serão quatro edições do Dia D.
O programa Cidadania Sobre Rodas é destinado a pessoas com deficiência que necessitam de carro adaptado. Desde a sua implantação, em 2008, mais de dois mil condutores PCDs foram habilitados de forma gratuita.

Renovação de CNH em clínicas médicas
Desde o dia 29 de janeiro, pessoas com deficiência física estável podem fazer a perícia médica para renovação de suas carteiras de habilitação diretamente nas clínicas médicas credenciadas pelo Detran.RJ em todo o Estado do Rio. A medida tem o objetivo de oferecer mais conforto e comodidade ao público PCD na renovação da CNH. A perícia pode ser feita em uma das clínicas mais próximas à residência – como já ocorre com os exames médicos dos demais usuários, deixando de ser necessário submeter-se à junta médica pericial do Detran.RJ.

Tags

Compartilhe:

Edição 13/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Protetoras sem respostas às críticas feitas à gestão municipal

Sesc Alpina recebe mais uma edição da ChocoSerra

Licenciamento de veículos: taxa de emissão do CRLV-e volta a ser cobrada

“Agroturismo”, um convite para novas descobertas em Teresópolis

GAECO/MPRJ obtém bloqueio de R$ 6 milhões do ex-prefeito do município de Carmo e de outros envolvidos em fraude na compra de respiradores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE