O Detran RJ vai assinar um acordo de cooperação com o iFood, nesta quinta-feira (14), para treinar os entregadores que usam motocicletas para trabalhar, com o objetivo de reduzir acidentes e aumentar a segurança no trânsito. A parceria será celebrada em evento, às 14h, no Espaço Kobra, segundo piso, palco 38, no Rio Innovation Week, maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina. A parceria prevê a realização de programas de formação e aperfeiçoamento de motociclistas, em um espaço inovador, e diversas ferramentas tecnológicas e de mutirões para regularização de documentos dos entregadores e de suas motocicletas, visando desburocratizar e facilitar o dia a dia dos trabalhadores. Prevê, também, a realização de campanhas educativas e preventivas, como foco específico nos motociclistas. A intenção é dar início ao treinamento ainda este ano.
“Com esta parceria, o Detran RJ mostra seu comprometimento com a segurança no trânsito, especialmente com os profissionais que usam motocicletas como ferramenta de trabalho. Vamos treinar e capacitar esses trabalhadores para desempenhar melhor sua atividade, além de facilitar o acesso deles aos serviços que oferecemos”, disse o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah. E completou: “É de suma importância cuidar desses trabalhadores, que desempenham uma importante prestação de serviços a toda a sociedade, contribuindo para a qualificação pessoal e profissional desses que são importantes agentes para a economia e para a propagação de um trânsito mais responsável, consciente e cidadão. Essa é uma ação imprescindível, pois conscientiza, modifica comportamentos, promove a cidadania, previne e reduz acidentes”.
O diretor de Impacto Social do iFood, Johnny Borges, destacou que os treinamentos especializados buscam fortalecer pilares essenciais para a categoria. “Segurança e educação são prioridades para o iFood, e a parceria com o Detran RJ reforça nosso compromisso de apoiar quem está todos os dias nas ruas, oferecendo não só capacitação, mas também soluções práticas que facilitam a rotina dos entregadores. Ao unir tecnologia, inovação e conteúdo educativo, queremos ampliar o preparo, as oportunidades e a qualidade de vida desses profissionais. Cuidar da segurança é, também, investir no futuro das cidades e valorizar o papel fundamental que os entregadores têm na economia e no dia a dia de milhões de pessoas”, declarou.