Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran.RJ: Usuários aguardam embaixo de sol e chuva em Teresópolis

Direção promete melhorias no espaço, que no município é compartilhado com a Ciretran

Desde janeiro de 2023 em funcionamento na Rua Josefa Jorge Copello, no Bairro de Fátima, dividindo espaço em uma residência com a 9ª Ciretran, o Detran.RJ tem sido motivo de reclamações em Teresópolis. Além da área reduzida, devido a utilização de uma residência antiga e o compartilhamento com outro órgão estadual, a unidade não tem um ambiente adequado para que o usuário espere pelos vários serviços oferecidos no local. A área coberta é mínima, na varanda do que já foi uma unidade familiar, e só pode ser ocupada por quem está na fila para ser atendido. Os outros precisam aguardar em cadeiras instaladas no gramado, embaixo de sol ou correndo o risco de se molhar em uma chuva repentina, por exemplo. Aliás, nos dias de tempestade é importante estar de posse de um guarda-chuvas para não se molhar enquanto o atendimento não ocorre.

“Desde que passaram o Detran para esse local eu reclamo disso e ninguém faz nada. Precisei atualizar a Carteira de Identidade do meu filho e fiquei embaixo de um solão, agora foi renovar a CNH e passei o maior perrengue, na chuvarada da semana passada”, relatou ao Diário uma moradora do Corta Vento. E ela não foi a única. Daniele Mota, da Barra do Imbuí, na semana anterior, já havia solicitado ao Diário uma reportagem para cobrar investimentos do Departamento Estadual de Trânsito. “Arrecadam milhões em taxas, é Duda disso, Duda daquilo, e na hora que você precisa do serviço tem que passar por isso”, pontuou. Em contato com a redação do Diário através do WhatsApp 2742-9977, o leitor Cláudio Palmeira elogiou o atendimento dos funcionários do órgão, mas também reclamou da localização e espaço utilizados pelo Detran. “O pessoal faz o que pode e ainda é prejudicado, pois tem que trabalhar em salas apertadas. Com o que junta de dinheiro nosso, o Detran tinha que oferecer um serviço melhor, em um endereço mais perto do centro e conforto para o usuário”, frisou.

Atendimento dos funcionários é elogiado, mas espaço em Teresópolis é duramente criticado. Foto: Leitor Repórter

Promessa de investimentos
Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação do Departamento de Trânsito, que informou, em nota, estarem previstas melhorias na unidade do município: “Uma equipe do Detran.RJ vistoriou, nesta quarta-feira, o posto e vai avaliar que tipo de intervenção de readequação é permitida para o local. O compromisso é de buscar uma solução que dê ao usuário dos serviços e aos colaboradores conforto e condições dignas de atendimento.
A atual gestão está lançando o programa SOS Detran, que começa a percorrer, na próxima segunda-feira, toda a rede de postos do órgão em todo o estado, com o apoio de uma equipe itinerante de manutenção, para realizar melhorias contínuas da infraestrutura. Está em elaboração um projeto mais amplo de reforma para as unidades em todo o estado”.

Além da falta de um espaço adequado para atender aos usuários, acumulo de móveis velhos chama a atenção no prédio do Bairro de Fátima. Foto: Leitor Repórter

SOS Detran.RJ
A iniciativa chamada de SOS Detran.RJ, determinada pelo presidente Vinicius Farah, busca oferecer um ambiente mais confortável e eficiente para quem utiliza os serviços do departamento. Profissionais de diversas áreas, como eletricistas, pedreiros, bombeiros hidráulicos e pintores, foram mobilizados para executar as melhorias necessárias. “Nosso compromisso é com a qualidade do serviço prestado à população. Isso passa não só pela qualificação dos profissionais que atendem diariamente os cidadãos, mas também por uma estrutura adequada. O SOS Detran foi criado para agilizar esses reparos e garantir que nossos postos estejam sempre prontos para atender bem”, afirmou o presidente Vinicius Farah.

A operação contará com vans equipadas para atender às unidades de forma itinerante. Inicialmente, três veículos percorrerão os municípios do estado seguindo um cronograma definido, mas o programa poderá ser ampliado conforme a necessidade.

Segundo a diretora de Engenharia do Detran.RJ, Mariana Araújo Gomes de Almeida, o SOS Detran também garantirá respostas mais rápidas em situações emergenciais. “Nosso objetivo é agir com eficiência diante de problemas como falhas elétricas, hidráulicas ou estruturais. Com essa equipe dedicada, poderemos intervir imediatamente quando houver necessidade”, explicou. O Detran.RJ está presente nos 92 municípios do estado, com uma rede de atendimento que inclui postos de vistoria de veículos, Ciretrans, unidades de Habilitação e Identificação Civil, Unidades de Serviços Veiculares (USVs) e Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs). Além disso, cartórios em todo o estado oferecem serviços de emissão de documentos.

Na inauguração da unidade, foi instalado uma tenda para proteger os representantes políticos do município. Foto: Arquivo AsComPMT

Edição 15/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ação em festa na Granja Guarani foi realizada após centenas de reclamações de moradores

Famílias afetadas pelas enchentes em Vargem Grande recebem kits de móveis

Produtos artesanais de páscoa em Teresópolis

Jiu-jitsu de Teresópolis em vários pódios do Campeonato Hélio Gracie

Escola George March realiza o “Sábado Literário”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE