O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, participou de reunião, esta semana, com representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e das empresas concessionárias e distribuidoras de veículos para apresentar o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). O Renave é um registro que será implantado pelo Denatran com o objetivo de criar uma base nacional de veículos que estejam à venda. O controle, automatizado, permitirá que donos de estabelecimento de compra e venda de veículos verifiquem procedência e legalidade do automóvel. Além disso, as transações ficarão registradas no sistema, permitindo o seu acompanhamento ao longo da história do veículo. “Estamos aqui no Detran do Rio promovendo e incentivando o encontro dos agentes envolvidos no sistema de trânsito. Este é um papel que queremos incentivar para iniciar uma nova era em que as decisões sejam discutidas e aperfeiçoadas pelo mercado, antes de serem implantadas”, explicou Konder.
Eduardo Sanches Faria representou o Denatran e explicou aos agentes do setor os benefícios do processo de registro e as necessidades tecnológicas do recurso. O Detran do Rio está analisando também o novo sistema e promoverá novas reuniões entre as partes, a cada bimestre. Também participaram do encontro o deputado Leo Vieira, representando a Alerj, além do vice-presidente Leonardo da Silva Morais, e dos diretores Robson Pereira Neves (Veículos) e Bruno Lemos (TI).
Novo passo a passo para compra e venda de usados
A compra e venda de carros usados tem novo processo a partir desta semana, em todo o Brasil. A resolução 809/2020, de 15 de dezembro de 2020, alterou a forma de negociação entre comprador e vendedor. Saiba como proceder.
Passo 1 – O vendedor do veículo deve comparecer a uma unidade do Detran.RJ, mediante agendamento prévio, para realizar a Intenção de Venda e solicitar a Emissão da ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo), que é um documento equivalente ao que chamavam comumente de DUT recibo. O vendedor deve apresentar cópia simples de RG e CPF do comprador.
Passo 2 – O vendedor e o comprador do veículo devem ir a um cartório para assinar e reconhecer firmas no documento (ATPV-e).
Passo 3 – Se o vendedor e o comprador fecharem negócio: O vendedor faz a comunicação de venda e o comprador realiza o processo habitual de transferência de propriedade, mediante agendamento. É necessário apresentar o ATPV-e no dia da vistoria. Se o vendedor e o comprador NÃO fecharem negócio: O vendedor comparece a uma das unidades do Detran para informar que não vendeu o veículo.
– Para obter o documento digitalmente: Baixe o CRLV digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o passo a passo completo você encontra no site do Detran: http://www.detran.rj.gov.br/). Após baixar o CRVL-e, aparecerá também o número do recibo, o CRV.
– Se você possui o CRV em papel, já emitido antes do dia 4 de janeiro, o documento continuará valendo. Será necessário realizar esse novo processo apenas se: O veículo tiver alguma alteração de característica, houver mudança de estado ou município, venda do automóvel.