Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 10

Todas as unidades básicas de saúde e diversos pontos de grande movimento terão atendimento

Seguindo a campanha nacional de vacinação contra a Influenza, no próximo sábado (10) de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promove o ‘Dia D’ contra a gripe. Neste dia, todas as unidades de saúde estarão abertas e diversos pontos de vacinação estarão espalhados pela cidade, garantindo que todas as pessoas possam se vacinar. As unidades Básicas Saúde estarão funcionando de 8h às 17h e nove locais foram selecionados para serem os pontos estratégicos de vacinação, a fim de imunizar o maior número de pessoas possível. Os locais escolhidos são: a Calçada da Fama, na Várzea; Praça Baltazar da Silveira (a de Santa Teresa); Praça Nilo Peçanha (Ginda Bloch); Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra), Terminal Rodoviário, Feirarte (Feirinha do Alto), Feira do Parque Ermitage, Praça de Bonsucesso e a Unidade Móvel de Saúde em Mottas (em frente à escola Sizenando Adolpho Tayt-Sohn).
A unidade de Saúde Fazenda Alpina estará realizando vacina móvel em três locais: Arrieiro (09h às 10h, em frente à Igreja Restauração), Poço dos Peixes (11h às 12h, em frente a praça do bairro) e Santa Rita (14h às 15h, próximo a Casa de Oração). A vacinação também ocorrerá no Teresópolis Shopping, no primeiro piso, de 10h às 21h. Para se vacinar em qualquer um dos pontos de vacinação é necessário levar o CPF.

Aumento de casos de doenças respiratórias
Nesta terça-feira (06), o Ministério da Saúde anunciou um incentivo anual de R$ 100 milhões para reforçar o atendimento a crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no SUS, público que tem registrado aumento nas hospitalizações. O cenário atual é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza e em idosos.
Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado em 30 de abril, foram notificados 45.228 casos de SRAG este ano no Brasil, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Desse total, 38,4% foram causados por VSR, 27,9% por rinovírus, 20,7% por covid-19, 11,2% por influenza A e 1,6% por influenza B.
Os dados apontam que o vírus sincicial respiratório (VSR) lidera os casos de SRAG. O aumento tem sido mais expressivo entre crianças de até dois anos. Já entre adultos e idosos, observa-se crescimento nas hospitalizações por influenza A. Incorporada recentemente no SUS, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) está prevista para ser disponibilizada à população no segundo semestre deste ano. Além disso, casos de bronquiolite podem ser reduzidos com a imunização contra a gripe. A vacina contra Covid-19 foi integrada ao Calendário Nacional de Vacinação e passou a fazer parte da rotina de imunização para crianças menores de 5 anos, gestantes e idosos. A vacina ofertada no SUS é a mais atualizada contra as cepas em circulação e está disponível em todo o país.

Tags

Compartilhe:

Edição 08/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Athos: investigações indicam rixas e planos de assassinatos

Bairro do Alto pode ficar sem agência dos Correios

Unidade K9 da Guarda Civil de Teresópolis ganha agilidade no apoio às forças de segurança

‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 10

Prefeito de Teresópolis apresenta balanço de 100 dias de governo na Câmara de Vereadores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE