Seguindo a campanha nacional de vacinação contra a Influenza, no próximo sábado (10) de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promove o ‘Dia D’ contra a gripe. Neste dia, todas as unidades de saúde estarão abertas e diversos pontos de vacinação estarão espalhados pela cidade, garantindo que todas as pessoas possam se vacinar. As unidades Básicas Saúde estarão funcionando de 8h às 17h e nove locais foram selecionados para serem os pontos estratégicos de vacinação, a fim de imunizar o maior número de pessoas possível. Os locais escolhidos são: a Calçada da Fama, na Várzea; Praça Baltazar da Silveira (a de Santa Teresa); Praça Nilo Peçanha (Ginda Bloch); Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra), Terminal Rodoviário, Feirarte (Feirinha do Alto), Feira do Parque Ermitage, Praça de Bonsucesso e a Unidade Móvel de Saúde em Mottas (em frente à escola Sizenando Adolpho Tayt-Sohn).
A unidade de Saúde Fazenda Alpina estará realizando vacina móvel em três locais: Arrieiro (09h às 10h, em frente à Igreja Restauração), Poço dos Peixes (11h às 12h, em frente a praça do bairro) e Santa Rita (14h às 15h, próximo a Casa de Oração). A vacinação também ocorrerá no Teresópolis Shopping, no primeiro piso, de 10h às 21h. Para se vacinar em qualquer um dos pontos de vacinação é necessário levar o CPF.
Aumento de casos de doenças respiratórias
Nesta terça-feira (06), o Ministério da Saúde anunciou um incentivo anual de R$ 100 milhões para reforçar o atendimento a crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no SUS, público que tem registrado aumento nas hospitalizações. O cenário atual é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza e em idosos.
Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado em 30 de abril, foram notificados 45.228 casos de SRAG este ano no Brasil, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Desse total, 38,4% foram causados por VSR, 27,9% por rinovírus, 20,7% por covid-19, 11,2% por influenza A e 1,6% por influenza B.
Os dados apontam que o vírus sincicial respiratório (VSR) lidera os casos de SRAG. O aumento tem sido mais expressivo entre crianças de até dois anos. Já entre adultos e idosos, observa-se crescimento nas hospitalizações por influenza A. Incorporada recentemente no SUS, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) está prevista para ser disponibilizada à população no segundo semestre deste ano. Além disso, casos de bronquiolite podem ser reduzidos com a imunização contra a gripe. A vacina contra Covid-19 foi integrada ao Calendário Nacional de Vacinação e passou a fazer parte da rotina de imunização para crianças menores de 5 anos, gestantes e idosos. A vacina ofertada no SUS é a mais atualizada contra as cepas em circulação e está disponível em todo o país.