Nesta terça-feira, 11, foi realizado o “Dia D” de vacinação contra a Covid-19 nas unidades de saúde do município. Ao todo, foram aplicadas 3.128 vacinas na população. O evento teve o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19 entre a população ainda não imunizada ou com o esquema vacinal incompleto. Do total de 3.138 vacinas aplicadas, foram 80 vacinas da primeira dose; 572 da segunda dose; e 2.476 de reforço. Para a Subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Dr. Edneia Martuchelli, a vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. De acordo com ela, apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio. “Por isso, é importante que todos os cidadãos se vacinem, até porque, as vacinas contra a Covid-19 são completamente seguras. Vacinar mais de 3.000 teresopolitanos no Dia D só mais força para continuar o trabalho na saúde!”, afirmou.
“A vacinação é fundamental para prevenir a Covid-19 e o Dia D é mais uma oportunidade para que a população possa completar a imunização”, disse a auxiliar administrativa do PSF da Barra do Imbuí, Cristina Puigdevall. O atendimento ocorreu das 9h às 15h, em todas as unidades de saúde da cidade e interior (com exceção dos postos de saúde da Várzea e Dr. Eitel Abdallah, em São Pedro). Foram aplicadas todas as doses já disponíveis: primeira e segunda dose, dose de reforço e ainda a quarta dose para pessoas com imunossupressão.
De acordo com a enfermeira Tainara Silva, também do PSF da Barra, a vacina deve ser aliada a outros cuidados como higienização das mãos e uso de máscaras. “As pessoas precisam se proteger porque o vírus continua entre nós. A vacina é aplicada regularmente em todos os postos de saúde, basta a pessoa buscar a unidade mais próxima”, explicou.