Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Dia dos Avós” inspira treinamento para receber turistas da Melhor Idade

Polo Gastronômico e empresário do setor de turismo participam de capacitação para atender a "Geração Prateada"

Houve um tempo em que os avós ficavam na cadeira de balanço e esperavam a vida passar. Agora eles trabalham, estudam, viajam, namoram, são formadores de opinião, preferem consumir a guardar dinheiro, são mais exigentes e precisam organizar a agenda para estarem na companhia dos netos, inclusive nas viagens. Os netos por sua vez, adoram essa nova versão de avós, o que fazem deles, em sua maioria, seus maiores confidentes.  Ainda que o perfil dos avós tenha mudado, existe um fator que não pode ser ignorado: Com a idade começam a surgir as limitações físicas, o que dificulta a autonomia. Pensando nisso e já que não se fazem mais avós como antigamente, o Polo Gastronômico de Teresópolis e empresários do comércio e turismo da cidade se reuniram na Terê Parque Pousada na última segunda-feira, dia deles, para comemorar diferente. Investiram na capacitação de seus colaboradores e eles mesmos fizeram questão de participarem de uma “Experiência Empática”. Pela qual, através de uma dinâmica elaborada por Silvana Coelho, especialista na “Geração Prateada”, que há 25 anos trabalha diretamente com esse público, faz com que a pessoa de outra faixa etária, se sinta no lugar do idoso com mais de 80.
“Ao longo desses 25 anos trabalhando diretamente com eles, o que mais fiz foi ouvi-los e ao ouvi-los procurei cada vez mais entendê-los. Ao compreender seus sonhos, desejos e principalmente suas necessidades, passei a observar o tratamento de modo geral dispensado ao idoso. Temos um Estatuto que garante seus direitos, já ultrapassamos mais 30 milhões de pessoas acima de 60 anos e segundo a ONU, o Brasil até 2050, possivelmente será o país com maior número de idosos do mundo. Apesar disso, não estamos preparados para acolher a pessoa idosa como ela merece e necessita. Ao constatar tal realidade, atualmente me dedico em auxiliar, pessoas que lidam com o público idoso. Desenvolvi este método, cujo objetivo é promover uma mudança comportamental, potencializar os serviços de atendimento e incentivar a longevidade com qualidade. Queremos viver mais e melhor. Acredito que por meio da empatia, somos capazes de transformar nossas atitudes. Precisamos nos preparar para um futuro que já está acontecendo. Afinal de contas, quem entende o idoso, atende bem qualquer pessoa”, explica Silvana Coelho, responsável pela palestra e treinamento com o tema “Quem entende o idoso, atende bem qualquer pessoa”.
De acordo com Vânia Baddini, presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis, como avó e empresária, se vê muito diferente das gerações anteriores. Mesmo que esteja antenada, produtiva e ativa, ela e os demais empresários do comércio e turismo de Teresópolis, além de homenagearem, sentiram a necessidade de se prepararem para receberem os "novos avós" que vieram para ficar.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE