Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Dicas para manter uma alimentação equilibrada nas confraternizações

Nutricionista do Hospital São José fala sobre o perigo dos excessos e ressalta que não existem alimentos proibidos

Com a chegada das festas de fim de ano, é muito comum que a empolgação tome conta e várias confraternizações sejam marcadas: formatura, festa da empresa, confraternização entre familiares e amigos. Os papos e reencontros são ótimos e, junto deles, sempre acompanha uma comida ou bebida para tornar o momento ainda mais especial. Sair da rotina é permitido, contudo, a nutricionista do Hospital São José, Ana Carolina Damazio, ressalta a importância do controle para evitar exageros neste período do ano. A especialista dá algumas dicas para curtir os eventos de fim de ano de maneira mais equilibrada.


Primeiro, coma com calma, prestando atenção ao alimento e aproveitando a companhia da família. Afinal, esse deve ser o motivo principal da reunião. Aproveite as frutas da estação como abacaxi, pêssego, ameixa, uva, figo, damasco e outras de sua preferência. Além de ficarem lindas na mesa, são fontes de vitaminas e minerais. Utilizá-las nas preparações das sobremesas é uma boa ideia! As oleaginosas, como nozes e castanhas, também são ótimas opções, pois ajudam na saciedade e são fonte de ômega-3.
Evite o consumo exagerado de álcool. O excesso tem um efeito tóxico no organismo, podendo afetar o sistema nervoso central, fígado e aumentar os riscos de desenvolvimento de várias doenças, como cirrose e até mesmo câncer. Caso a pessoa queira consumir com moderação, prefira vinho tinto, pois é rico em um poderoso antioxidante, o resveratrol, assim como as uvas roxas e o amendoim.
Utilize temperos naturais como cheiro verde, cebola, alho, tomilho, páprica, entre outros. Evite ao máximo os condimentos e aditivos químicos. Consuma com moderação as preparações muito calóricas, como rabanada, pudim, pavês e outras sobremesas.
Por fim, a nutricionista lembra que não existem alimentos proibidos, mas que tudo em excesso pode fazer mal. Não se sinta culpado por comer aquele pudim especial da sua tia pelo qual você esperou o ano todo, não é uma ceia de Natal que vai estragar a sua vida saudável. Equilíbrio é a chave sempre!

A nutricionista do Hospital São José, Ana Carolina Damazio, ressalta a importância do controle para evitar exageros neste período do ano. Foto: Divulgação HSJ

Compartilhe:

Edição 08/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sesc RJ oferece programação gratuita de Dia das Crianças em Teresópolis

“Vamos recuperar o crédito e a credibilidade da Prefeitura”

Bandidos armados assaltam mais uma empresa de reciclagem em Teresópolis

Fidel Faria: “Eu gastei sola de sapato, pedi voto e ajuda dos amigos”

Tarifa zero na eleição aumenta quase 50% o número de passageiros nos ônibus em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE