Maria Eduarda Maia
Praticar atividades físicas ao ar livre é uma excelente forma para se manter saudável, mas, em dias de calor extremo, algumas pessoas acabam desanimando até mesmo de sair de casa. Mas, mesmo com altas temperaturas, é possível realizar exercícios em ambientes externos, desde que sejam tomados alguns cuidados específicos para que seu corpo não seja afetado com as complicações de períodos mais quentes. O essencial é se manter hidratado, visto que “nesses dias de calor, o corpo, para resfriar nossa temperatura e mantê-la estabilizada, aumenta a transpiração. Dessa forma, conforme vamos transpirando, é necessário repor esses líquidos perdidos”, explica o professor de educação física e nutricionista Carlos Augusto, da academia Upper Fit. Ele também alerta para que as pessoas não esperem sentir sede, pois ela é um sintoma de desidratação.
Como se refrescar
Bebidas como água, sucos das próprias frutas, bebidas isotônicas e água de coco são aconselhadas para se refrescar nos dias de calor porque diminuem o desconforto térmico e evitam que problemas relacionados à desidratação ocorram.
Atividades recomendadas
Em dias com os termômetros marcando altas temperaturas, algumas atividades físicas ao ar livre são mais recomendadas, como pontuou Carlos Augusto: “O ideal é fazer corrida ao ar livre, evitando momentos entre às 10h e 16h, em que as temperaturas estão mais adequadas, exercícios com o próprio peso corporal porque exigem menos esforço e alongamentos”. De acordo com o professor de educação física e nutricionista, essas são “atividades mais tranquilas que não vão exigir tanto do seu corpo e irão te deixar mais confortável com as temperaturas elevadas”.