Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Diretoria da JUCERJA visita Espaço do Empreendedor de Teresópolis

Grupo conversou sobre iniciativas para a desburocratização do sistema para a abertura de empresas

A diretoria da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) visitou, nesta quarta-feira, 08, o Espaço do Empreendedor e o SINE Teresópolis, localizados na Prefeitura. Recebidos pelo secretário de Fazenda, Fabiano Latini, e pela coordenadora do Espaço do Empreendedor, Mariana Pelaes, o grupo conversou sobre iniciativas para a desburocratização do sistema para a abertura de empresas, como a implementação do Alvará Eletrônico e a Viabilidade Automatizada, sendo Teresópolis o primeiro município no estado a instalar a ferramenta tecnológica.
O presidente da Junta Comercial, Sérgio Romay, o superintendente de informática, Felipe Goloni, o chefe de Gabinete, Affonso D’Anzicourt, Paulo Lacerda e Edvaldo Ribeiro, assessores da presidência, e equipe, participaram do “Encontro de Desenvolvimento Econômico”, realizado também nesta quarta, no Sesc Alpina, e, em seguida, visitaram a Prefeitura. “Desde 2018 estamos colocando em prática uma série de iniciativas para desburocratizar e simplificar a vida dos empreendedores de Teresópolis. Instalamos a 30ª Delegacia da JUCERJA no município. Em 2019, assinamos convênio que inseriu Teresópolis no programa de microcrédito da AgeRio, com filial no Espaço do Empreendedor e o Termo de Adesão do Alvará Eletrônico Automatizado com a Junta Comercial”, explicou o secretário de Fazenda, Fabiano Latini, pontuando que, em outubro de 2019, foi publicada a portaria municipal GP 759/2019, acabando com a obrigatoriedade da formalização de processos físicos para análise e legalização de empresas. A partir desta data, os empreendedores passaram a solicitar e acompanhar trâmites e análises de processos por meio eletrônico, através do Sistema de Registro Integrado (Regin), não precisando mais ir à Prefeitura para atendimento presencial.
Dando continuidade ao processo de desburocratização, em junho deste ano, começou a funcionar em Teresópolis a Viabilidade Automatizada, ferramenta tecnológica lançada pelo governo que permite ao contribuinte mais agilidade no processo de legalização de empresas. A iniciativa torna Teresópolis o município pioneiro no Estado do Rio de Janeiro a se adequar à Medida Provisória 1040/2021 – Modernização do Ambiente de Negócios.
A MP faz várias mudanças na legislação para eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas. Entre elas, a emissão automática, sem avaliação humana, de licenças, viabilidade e alvarás de funcionamento para atividades consideradas de risco médio. Por meio dessa ferramenta, o contribuinte informa a matrícula do imóvel, preenche o formulário gerado e o sistema, já parametrizado, indicará, de maneira automática, se no local é permitida a instalação da empresa com a atividade econômica pretendida. 

Espaço do Empreendedor
O Espaço do Empreendedor concentra importantes serviços destinados a empresários e trabalhadores, como abertura e legalização de empresas; capacitação, orientação e assessoria empresarial do SEBRAE-RJ; operações de microcrédito; atendimento exclusivo para microempreendedores individuais (MEI) e acesso aos serviços do SINE, entre eles, o do balcão de empregos.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 17/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura desconta do servidor e não faz o repasse do dinheiro para o SindPMT

Horto de Teresópolis recebe atividade pelo “Dia de Ecologia”

Traficantes de Teresópolis recebiam maconha pelo Correios

Santa Rita, um “cantinho” de Teresópolis que merece ser visitado

Tony Ramos passa por cirurgia no cérebro; estado de saúde é estável

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE