Lançado pelo prefeito Leonardo Vasconcellos, no dia 1º de janeiro, o programa “Vai de Ônibus” é um conjunto de ações que representa a primeira fase da nova política de mobilidade urbana para Teresópolis. O projeto de democratização do transporte coletivo reduz o valor da tarifa de ônibus dos atuais R$ 5,30 para R$ 4,90 já a partir da próxima segunda-feira, 06. Também foi instituído o “Domingão Tarifa Zero”, com transporte coletivo municipal gratuito para toda a população já a partir deste domingo, 05. Nos feriados de Natal (25 de dezembro), Dia do Trabalhador (1º de maio) e Aniversário da cidade de Teresópolis (6 de julho) também haverá a gratuidade no transporte coletivo público. No primeiro mês, bastará acessar os coletivos. Depois, será criado um cartão RioCard, emitido gratuitamente, para quem quiser ter acesso aos carros das empresas Dedo de Deus e Primeiro de Março.
O decreto que estabelece a gratuidade no sistema de transporte coletivo urbano aos domingos e feriados específicos e dispõe ainda sobre a tarifa do transporte coletivo de passageiros, concedido pelo Executivo Municipal, subsidiada nos termos da Lei Federal nº 12.587/2012 e demais legislações em vigor, foi publicado no Diário Oficial eletrônico nesta sexta-feira, 03/01. “Nosso foco será no transporte coletivo e no bem-estar do cidadão trabalhador. Além disso, queremos estimular o uso do transporte público e contribuir para melhorar o fluxo do trânsito. Com o ‘Domingão Tarifa Zero’, qualquer lugar que a pessoa quiser ir, ela poderá. Visitar a família, fazer compras, ir à igreja, passear”, enfatiza o Prefeito Leonardo Vasconcellos.
A PMT ressalta que fica mantido o transporte gratuito para as pessoas idosas e para as pessoas portadoras de deficiência, conforme dispõem as leis vigentes. O aplicativo ‘Vai de Ônibus’ – a ferramenta já está disponível para dispositivos Android e IOS e por meio do qual o usuário pode acompanhar em tempo real a localização das linhas de ônibus em operação no município.