Luiz Bandeira
Tudo indica que a obra de contenção de encostas na Avenida Presidente Roosevelt, ainda no primeiro quilômetro da BR-495, a Teresópolis-Itaipava, conhecido como Corte da Barra, vai se arrastar por mais tempo que o anunciado inicialmente, podendo sequer não ser concluída ainda este ano. Isso porque há um desencontro entre o andamento dos trabalhos da empresa, contratada através de licitação pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e que vem trabalhando na contenção do lado esquerdo de quem segue para Itaipava, e a Enel Distribuição Rio, empresa concessionária de energia elétrica do município, da qual aguarda-se a execução de um novo projeto para a rede elétrica que atravessa o Corte, situação que vem atrasando a conclusão do serviço de contenção do outro lada da Avenida Presidente Roosevelt. Além disso, está sendo aguarda a finalização de todo o serviço para a recuperação da camada asfáltica do trecho, atualmente com grande número de crateras. Até lá, a orientação é que o motorista fique atento aos enormes buracos e possibilidades de intervenções e direcionamento do trânsito para o bairro de Paineiras, o que pode deixar o fluxo mais lento.
Segundo apurado extraoficialmente, como se trata de uma obra emergencial que possui características diferenciadas de urgência e celeridade, status que impõe à obra um prazo máximo de seis meses para conclusão total, visando a estabilização de uma área crítica, com potencial de causar desastres, o prazo para a conclusão em caráter de urgência precisa ser respeitado sob pena de recontratação. Por conta do impasse com a empresa de energia elétrica, esse prazo já expirou sendo provável que se faça uma nova licitação para finalizar o serviço, assim que a Enel apresentar ao DNIT para apreciação, o novo projeto para sua rede de distribuição.
Posição do DNIT
O DNIT informa que aguarda a ENEL realizar o remanejamento de rede elétrica. Após a conclusão deste serviço, poderemos informar um prazo para conclusão das obras na BR-495.
Posição da Enel
A Enel Distribuição Rio informa que o novo projeto da distribuidora para a obra no Corte da Barra, em Teresópolis, está em fase final de elaboração e será entregue até o dia 19 de maio. A concessionária destaca que poderá reiniciar a obra apenas após o aceite do cliente e as tratativas formais. “A companhia esclarece ainda que o projeto teve que passar por uma revisão após pedido do DNIT. Inicialmente, a obra consistia na construção de um duto envelopado sobre a calçada. No entanto, após a companhia iniciar a obra, o DNIT informou que autorizaria apenas rede elétrica no formato subterrâneo ou aéreo no local. Desta forma, o órgão solicitou que o projeto passasse a contemplar rede subterrânea”.
Risco iminente
No dia 17 de outubro uma pedra se desprendeu da encosta do Corte da Barra e atingiu o carro da professora Sandra Barroso quando ela se dirigia ao trabalho. Incidentes como esse já foram registrados nesse trecho da Avenida Presidente Roosevelt, por tanto sempre houve a necessidade de um serviço para conter o deslocamento de rochas da encosta. Depois desse último caso, o DNIT, prevendo novos acidentes, sinalizou e interditou a calçada do Corte da Barra e agilizou o início da obra de contenção no local. A obra começou em janeiro deste ano com expectativa de seis meses para entrega, porém pelo decorrer do andamento do serviço, esse ano parece que a obra não será concluída.