Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

É fake foto de onça pintada em estrada de haras da região

Especialista alerta para riscos de criar e compartilhar imagens do tipo

Circula nas redes sociais uma foto do que seria um flagrante de uma onça pintada em um haras na localidade de Conquista, em Nova Friburgo, animal que, tecnicamente, poderia ‘visitar’ também propriedades em Teresópolis. Porém, a imagem não é real. O alerta foi feito por Juran Santos, do Projeto Aventura Animal, que há anos trabalho de pesquisa sobre esse tipo de felino. No vídeo do especialista, que já registrou dezenas de onças – mas as da espécie Puma concolor, a onça parda, ele alerta para o perigo de se compartilhar esse tipo de publicação. “Não faça fake, não crie fake. Está rolando um vídeo de uma onça pintada em conquista. Criaram esse fake e ele está viralizando. Mas quero deixar tranquilo porque isso não é real. Quando se cria isso, assusta moradores, deixa todo mundo assustado, mas fique tranquilo que não é real”, pontua Juran.
Além de não existir onça pintada em nossa região, a foto compartilhada em redes sociais tem alguns indícios de utilização de inteligência artificial, como o velocímetro do veículo com informações fora da realidade. A preocupação quando se fala nesse tipo de animal aumentou após um ataque em Mato Grosso, com a morte de uma pessoa, alguns meses atrás. Porém, nesse caso específico, como citado por especialistas à época, se trata de uma situação totalmente atípica e onde o animal seria frequentemente cevado pela pessoa que acabou se tornando sua vítima.

O alerta foi feito por Juran Santos, do Projeto Aventura Animal, que há anos trabalho de pesquisa sobre esse tipo de animal: “Quando se cria isso, assusta moradores, deixa todo mundo assustado, mas fique tranquilo que não é real”, pontua. Foto: Reprodução

As ‘nossas’ onças
Com o fortalecimento de trabalhos de pesquisa e a maior divulgação desses levantamentos científicos em redes sociais, é cada vez mais comum o compartilhamento de registros que até poucos anos atrás eram raríssimos. Mesmo assim, é sempre motivo de alegria reforçar a informação que ainda há vida selvagem em nossa região, com espécies como a Puma-concolor, a nossa onça parda, sobrevivendo em meio à pressão antrópica e mudanças frequentes em seu habitat – mesmo com a proteção das unidades de conservação ambiental. No início da semana, o projeto Aventura Animal ( @aventuraanimal ) divulgou mais três flagrantes de exemplares do grande felino em áreas de floresta de Cachoeiras de Macacu. Graças à proximidade do nosso município e proteção da REGUA e do Parque Estadual dos Três Picos, tudo indica que eles caminhem também por fragmentos florestais em Teresópolis, especialmente nas regiões de Canoas e Jacarandá, por exemplo.
Suçuarana brinquedos
No vídeo, divulgado no Instagram da Reserva Ecológica de Guapiaçu ( @reguabr ), elas param em frente a armadinha fotográfica para se hidratar. Os flagrantes ocorreram nas partes altas da REGUA, em áreas de sobreposição com o Parque Estadual dos Três Picos. “Uma delas foi reconhecida, o nosso famoso ‘Velhão’! A presença da onça em seu habitat natural é um sinal de que o ecossistema está equilibrado. Cada registro como este reforça a importância de proteger nossos espaços naturais”, publicou a unidade de conservação, destacando que esse foi mais um registro do projeto Aventura Animal.
A onça-parda, também conhecida como Suçuarana e Leão-baio, alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre. A espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, de desertos quentes aos altiplanos andinos, com maior atividade ao entardecer e à noite.


Tags

Compartilhe:

Edição 18/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodoviária: problemas continuam mesmo após reforma milionária

Clube Comary explica fechamento da subsede em Rio das Ostras

É fake foto de onça pintada em estrada de haras da região

CEROM: 50 anos construindo o futuro

Secretaria de Turismo e Associação de Guias de Teresópolis fortalecem cooperação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE