Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Economia: Teresópolis é o quarto município mais influente do estado

Levantamento da Firjan mostra que a cidade só fica atrás de Niterói, Rio de Janeiro e Nova Friburgo

Um estado que vai muito além das belezas naturais: o Rio de Janeiro é um território onde identidade, reputação, cultura e inovação se transformam em diferencial competitivo. E ainda há muito mais a ser desenvolvido e valorizado. É o que revela o estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Mapa Rio Soft Power, ferramenta inédita, que mede o poder de influência e reputação de 20 municípios fluminenses a partir de dados econômicos, culturais, acadêmicos e simbólicos. Lançado na última quinta-feira (27), o Mapa colocou Teresópolis na quarta posição como ‘mais influente’, com 84 pontos na pesquisa, ficando atrás apenas de Niterói (100 pontos), Rio de Janeiro (92) e Nova Friburgo (88). “É um mapa do Rio, que mostra onde estão forças tangíveis e intangíveis do estado. Entender o Soft Power é entender como reputação e identidade também geram desenvolvimento socioeconômico”, explica Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.

Firjan lança Mapa Rio Soft Power no Encontro Internacional da Indústria Criativa, promovido pela Casa Firjan. Foto: João Gabriel Rothier | Firjan

Um caminho possível…
De acordo com a Firjan, o estado do Rio de Janeiro, assim como o Brasil, reúne uma abundância de recursos imateriais e intangíveis que contribuem para uma imagem globalmente reconhecida. “Mesmo diante de desafios estruturais relacionados à segurança, saúde, educação, infraestrutura e ambiente de negócios, o estado preserva ativos simbólicos que inspiram admiração e despertam interesse internacional. A questão central, hoje, não é apenas reconhecer esses atributos, mas explorá-los de forma estratégica, ampliando seu potencial de geração de valor e retorno econômico”, destaca a Federação.

Guia para investimentos
O Mapa pretende ser um guia estratégico para políticas públicas, negócios e projetos territoriais. Ele mostra por onde passam os caminhos da nova economia fluminense, ao transformar cultura, história e inovação em autossustentabilidade. “Mais que medir PIB, estamos medindo potencial de futuro. Talvez seja isso que o Rio sempre soube fazer melhor: transformar o imaterial em valor, e o valor em influência”, afirma Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan e coordenadora da pesquisa.

As análises combinaram dados quantitativos de bases oficiais, como IBGE, e se inspira em referências internacionais como o Global Soft Power Index e o Nation Brands Index. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

O que é analisado
O Mapa Rio Soft Power foi construído a partir de dez indicadores: Produto Interno Bruto (PIB); PIB per capita; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); densidade empresarial; densidade acadêmica; presença de indústrias criativas; histórico do município com a incorporação do Soft Power em seus produtos e serviços; ativos tangíveis; ativos intangíveis; atores e articulações locais; cruzados com fatores culturais, históricos e identitários.
As análises combinaram dados quantitativos de bases oficiais, como IBGE, e se inspira em referências internacionais como o Global Soft Power Index e o Nation Brands Index. “Essas fontes trouxeram para a pesquisa a metodologia e a inspiração de índices mundiais, permitindo adaptar para a realidade fluminense parâmetros usados na medição do poder de influência de países e cidades no cenário global”, aponta Oswaldo Neto, analista de Projetos Especiais da Firjan e um dos responsáveis pelo estudo. Os municípios se destacam por combinar inovação e desempenho econômico sólido com densidade criativa e capacidade de atrair investimentos e talentos.

Setores
O Eixo História e Patrimônio valoriza cidades como Carmo, Paraíba do Sul, Vassouras, Teresópolis e Nova Friburgo, que convertem memória e arquitetura em ativos de identidade, a exemplo do México, que fez de seu patrimônio um motor econômico e cultural.


Teresópolis 16/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Eventos: fim de semana com Feira do Rolo, Domingo na Roça e Domingo no Parque

Guardas Municipais vão usar tasers, sprays de pimenta e granadas de efeito moral

Ladrão invade Lar Tia Anastácia e furta comida das crianças

Domingos de janeiro com promoção no Parc Magique, do Le Canton

Guias de Turismo participam de visita técnica ao Horto Municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE