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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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EcoRioMinas começa a instalar novos radares na BR-116

Fiscalização eletrônica em diferentes pontos da Rio-Teresópolis e outros trechos da rodovia

Luiz Bandeira

Ao final dos 25 anos de contrato da Concessionária Rio-Teresópolis, a CRT, a empresa desmobilizou os equipamentos de fiscalização de velocidade instalados ao longo da rodovia BR-116, já que a instalação e manutenção destes equipamentos eram feitas por empresa contratada pela antiga concessionária. Até que a nova empresa – EcoRioMinas, assumisse a administração, houve um período em que não sem fiscalização eletrônica de velocidade. Nesta sexta-feira, 11, a equipe do jornal O Diário, Diário TV percorreu alguns pontos da estrada onde esses radares estavam instalados e registrou novos equipamentos em fase final de instalação. Agora a EcoRioMinas retoma a fiscalização, porém, um ponto crucial a ser observado é que os novos dispositivos foram estrategicamente posicionados em locais distintos dos anteriores.

Os novos equipamentos que estão sendo instalados pela EcoRioMinas ainda passarão por aferição para entrarem em operação. Empresa não estabeleceu uma data para a retomada. Foto: Luiz Bandeira/O Diário

Na Fonte Santa, agora quilômetro 82, o equipamento está posicionado mais próximo da entrada do bairro Quinta Lebrão, quase no quilômetro 83, para quem segue em sentido Minas Gerais e para quem vai no sentido Baixada Fluminense o equipamento está instalado em frente ao CIEP, bem no marco do quilômetro 82. Já no trecho de Serra, manteve-se a fiscalização de velocidade no quilômetro 94, na Parada Santa ou “Santinha” como é conhecida, onde o monitoramento é só para o veículo que segue em direção à Baixada Fluminense. No Garrafão, quase no meio da Serra, a fiscalização foi mantida nos dois sentidos, justamente onde está localizado o posto de combustíveis, no quilômetro 98.
Tais equipamentos da Serra foram instalados no início de 2018 por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para conferir maior segurança em alguns pontos onde não havia fiscalização. Todos os locais estão devidamente sinalizados. Outra informação relevante é a revisão da quilometragem que referencia as comunidades ao longo da rodovia. A EcoRioMinas realizou uma nova medição, refletindo a preocupação da concessionária em fornecer dados precisos aos usuários da estrada.

No trecho de Serra conhecido como Garrafão os radares foram mantidos no mesmo ponto de fiscalização. Foto: Luiz Bandeira/O Diário

Determinação da ANTT
Os radares fixos estão sendo instalados sob determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por intermédio da concessionária, e a aplicação da penalidade de multa aos motoristas que excederem os limites de velocidade será feita pela Polícia Rodoviária Federal, autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via. Único ponto da zona urbana onde aconteceu a intervenção foi o bairro da Fonte Santa, em trecho onde acontece diariamente volumosa travessia de pedestres. Anteriormente, havia quebra-molas instalados no trecho – estruturas que foram retiradas assim que os radares passaram a funcionar. No Segundo Distrito de Teresópolis, o controle eletrônico de velocidade está sendo feito em Ponte Nova, próximo a trecho com grande reta e onde alguns motoristas costumavam abusar da velocidade – colocando em risco também outros condutores e logicamente pedestres e ciclistas que utilizam os acostamentos da rodovia.

Na Parada Santa ou Santinha como é conhecida a fiscalização só é realizada para o veículo que desce a Serra em direção à Baixada Fluminense. Foto: Luiz Bandeira/O Diário

O contrato de concessão da EcoRioMinas prevê a instalação de radares e lombadas eletrônicas até setembro de 2023, de acordo com aprovação da Polícia Rodoviária Federal.
Em nota enviada a redação do jornal O Diário e concessionária informa que: “Realizou um estudo técnico com base nas normas e resoluções vigentes, utilizando os dados dos acidentes e agora, está na fase de instalação dos equipamentos ao longo de todo o trecho sob concessão e ainda não há data prevista para o funcionamento”. Vale destacar ainda que os equipamentos são ajustados de acordo com a indicação de velocidade regulamentada na rodovia.

Edição 05/07/2024
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