A partir deste ano letivo de 2022, 16 escolas municipais de 1º segmento e 1 unidade escolar do 2º segmento funcionarão em horário integral em Teresópolis, atendendo um total de 1.770 alunos, das 7h30 às 15h30. “Mais uma conquista para o município se desenha, com 17 escolas de tempo integral no ano letivo de 2022, contemplando a zona urbana, o Segundo e o Terceiro Distritos”, destaca Satiele Santos, secretária municipal de Educação. Além dos conteúdos do currículo regular, os estudantes terão atividades esportivas e de reforço escolar e terão quatro refeições diárias. Eles também contarão com proposta pedagógica específica do corpo em movimento.
“A escola deve criar situações favoráveis para que a criança se desenvolva de tal forma que amplie os conhecimentos sobre si mesma, explore o ambiente físico e social e supere desafios. Ao professor cabe proporcionar atividades que possam estimular as crianças para que elas percebam seus recursos corporais, suas capacidades. Os educadores devem criar inúmeras possibilidades para que as crianças se sintam seguras e livres para aperfeiçoarem suas habilidades motoras”, enfatiza Satiele.
Em Teresópolis, já funcionam das 7h30 às 15h as escolas Professora Acliméa Nascimento (São Pedro), Governador Portella (Morro dos Pinheiros), Professor Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarani), Heleno de Barros Nunes (Fischer) e Rui Barbosa (Gamboa/2º Distrito). A partir do ano letivo de 2022, passam a integrar o sistema as escolas Ciep Sebastião Mello (Barroso), Hilário Ribeiro (Quebra Frascos), Amélia dos Santos Ramos (Campo Limpo/2º Distrito), Cônego José (Andradas/2º Distrito), Elza de Oliveira Tricano (Paineiras), José Guarilha Júnior (Sebastiana/3º Distrito), José Duarte Magalhães (Prata dos Aredes/3º Distrito), Serra do Capim (Serra do Capim/2º Distrito), Profº João Adolpho Josetti (Posse), Nossa Senhora Aparecida (Serra do Calado/3º Distrito) e Laura da Conceição Damásio (Vale Alpino/3º Distrito), todas do 1º segmento do ensino fundamental.
Primeira escola de tempo integral do segundo segmento é o Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso), no bairro de São Pedro, onde será implantado o programa GEO – Ginásio Experimental Olímpico no A unidade será a primeira escola municipal de Teresópolis a receber o programa no ano letivo de 2022. O programa do Instituto Trevo tem como objetivo levar a temática olímpica para o ambiente escolar, proporcionando a interação entre todas as disciplinas dos conteúdos regulares, com ênfase nos valores olímpicos.
“Temos investido bastante na Educação do município e a ampliação das escolas em tempo integral faz parte desse pacote de ações. O ensino em tempo integral é uma política educacional muito importante para as famílias, porque a criança passa o dia na escola, realizando atividades pedagógicas e extracurriculares, e ainda faz quatro refeições. Mas, principalmente, faz diferença no desenvolvimento e aprendizado dos nossos alunos”, frisa o Prefeito Vinicius Claussen.
Mudança no interior
Reaberta pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal José Guarilha Júnior, em Sebastiana, no 3º Distrito, funcionará em horário integral no ano letivo de 2022, das 7h30 às 15h30. Serão atendidas até 75 crianças, distribuídas em três turmas de pré-escolar I e II. “Teremos uma reunião no dia 21 de janeiro, às 14h, na escola, para apresentação da equipe diretiva e da proposta pedagógica que será adotada nesse sistema de tempo integral. Convidamos os pais e responsáveis para participarem desse encontro”, convida Satiele Santos, secretária municipal de Educação.
Alagada durante a Tragédia de 2011, a unidade escolar chegou a receber obras de recuperação, mas esteve prestes a ser fechada. Alvo de um Termo de Ajuste de Conduta do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em 2016/2017 o órgão solicitou um planejamento de realocação dos alunos para a desativação da escola. Porém, de posse de laudos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente liberando o prédio escolar para funcionamento, a Secretaria de Educação reabriu a escola para atender a demanda da comunidade. O período de matrículas será realizado entre os dias 24 e 28 de janeiro, das 8h às 12h, na própria escola. Documentação necessária: Cópia da certidão de nascimento do aluno; Cópia do cartão de vacina; Cópia do RG e do CPF do responsável; Comprovante de residência atual; 3 fotos 3×4 do aluno.