A secretaria municipal de Educação promoveu, nesta quinta-feira (14), no auditório da Estácio, a capacitação ‘Programa Sebrae Dinheiro Direto nas Escolas – Escola que Transforma e Transborda’ para os diretores das unidades da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a economia local através da otimização do uso dos recursos do PDDE, aproximando empreendedores das comunidades e unidades de ensino. Entre as ferramentas para alcançar resultados positivos para toda a sociedade estão promover a capacitação dos diretores escolares sobre o processo de compras e dos empreendedores para vender para as escolas. Também será desenvolvido um cadastro de fornecedores locais.
“Agradecemos muito a equipe do Sebrae, que firmou essa parceria com a Prefeitura tão importante para facilitar o trabalho da gestão escolar. Além das questões pedagógicas, é necessário o entendimento de regras contábeis, desde o planejamento e até prestação de contas, e oferecer essa formação para os nossos diretores vai ajudá-los a executar os recursos financeiros com segurança e transparência. Além disso, incentivar que essas verbas sejam usadas com a mão de obra da comunidade traz benefícios para todos!”, enfatizou a secretária de Educação, Carla Rabello.

Coordenada pela responsável técnica do Setor de Prestação de Contas da SME, Karla Fernandes, a formação foi ministrada pela consultora do Sebrae-RJ, Necísia Aguiar. A consultora destacou que o programa do Sebrae ‘Escola que Transforma e Transborda’ tem o objetivo de fortalecer a economia local através da utilização dos recursos do PDDE básico e ações integradas. A iniciativa também visa aproximar o fornecedor do comprador, neste caso, empreendedores locais e unidades de ensino. Além disso, o programa promove a capacitação dos diretores escolares sobre o processo de compras do PDDE e dos empreendedores para vender para as escolas. Entre os assuntos abordados, os desafios dos gestores escolares na prestação de contas, em conseguir três orçamentos para a realização de serviços e a aquisição de produtos e o planejamento do gasto dos recursos recebidos.
“A palestra faz parte de uma das etapas do programa que estamos promovendo aqui no município. Através desse projeto, a gente incentiva os diretores das escolas a fazerem um bom uso dos recursos do PDDE bem como, frisa sobre a importância de comprar do fornecedor local, o que traz benefícios para toda a sociedade”, explicou a consultora Necísia Aguiar, pontuando que é missão do Sebrae promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo. A analista do Sebrae, unidade Teresópolis, Cristina Andriolo, também participou da capacitação.