Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Eleições 2024: TRE esclarece dúvidas sobre prazos e regularização do título

Saiba quais foram as mudanças nos locais de votação e se o cadastramento biométrico é obrigatório ou não

Isla Gomes

O prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas eleições municipais de outubro vai até 8 de maio. Para isso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirma que é preciso requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo. Com o objetivo de trazer esclarecimentos sobre o processo eleitoral, a equipe da Diário TV e do Jornal O Diário esteve no Tribunal Regional Eleitoral de Teresópolis, na Rua Alice Quintella Maurici Regadas, 66, Várzea. As eleições municipais de 2024 serão realizadas em outubro e, para votar, o eleitor deve comparecer à seção eleitoral identificada no seu título de eleitor. O voto é obrigatório para todas as pessoas entre 18 e 69 anos, e facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e idosos com mais de 70 anos. As Eleições Municipais de 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro (Teresópolis não tem 2º turno), caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores. A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h. 19 de dezembro é o último dia para a diplomação de eleitas e eleitos.
Em entrevista ao Diário, o chefe de cartório Pedro Henrique de Oliveira, da 195ª Zona Eleitoral, começa elucidando o assunto, destacando detalhes sobre a retirada do título, prazos e horários de atendimento do TRE Teresópolis. “Para retirar o título é preciso um documento com foto e um comprovante de residência. Para atualização de cadastro são esses mesmos documentos. Nosso horário de atendimento normal é de 11h as 17, mas neste período final do prazo, que vai até o dia 8, estamos funcionando das 11h às 19, e vamos funcionar em regime de plantão no feriado do dia 1º de 12h as 17”, esclarece o profissional.

Biometria é obrigatória?
O cadastro biométrico é gratuito e confere mais segurança ao voto, além de evitar a formação de filas nas seções de votação. Assim como qualquer outra atualização no cadastro eleitoral, a data-limite para a coleta biométrica neste ano eleitoral é 8 de maio. Nos 150 dias anteriores às eleições, não é permitida nenhuma alteração. “O cadastramento biométrico em si não é obrigatório, ninguém vai sem impedido de votar por não ter feito. Contudo, o TRE está fazendo um esforço para cadastrar o máximo possível de eleitores no menor prazo possível”, frisa Oliveira.

Chefes de cartório do TRE de Teresópolis tiram dúvidas com relação às eleições municipais de 2024. Foto: Isla Gomes/O Diário

Mudanças nos locais de votação
Roberto Branco, da 38ª Zona Eleitoral, esclarece quais mudanças ocorreram com relação aos locais de votação neste ano de 2024. “Considerando a última eleição, percebemos que alguns locais já estavam muito defasados e ficando lotados, por isso foi necessário que fizéssemos essas mudanças. Essas mudanças são essenciais, pois, irá facilitar o fluxo da votação neste ano”, comenta Branco.
Lista de locais realocados: – A votação que era em um Posto de Saúde passa para a Escola Municipal Monsenhor Bennasi. (Rod. Teresópolis – Friburgo, Km 38, Vieira). – A votação que era no Posto de Saúde da Várzea na Vara do Trabalho passa a ser no Colégio Paulo Freire no Vale do Paraiso. (R. Cel. Borges, 302 – Vale do Paraíso). – A votação que era no Colégio do Rotary passa a ser no Colégio Municipal Lar de Isabel. (R. Dr. Oliveira, 321 – Pimenteiras). – A votação que era no Hermínia Josetti passa a ser no Colégio Grandini. (R. Yeda, 692, Tijuca) . – A votação que era no INSS passa a ser na Escola Cem. (R. Prefeito Sebastião Teixeira, 162)

“Considerando a última eleição, percebemos que alguns locais já estavam muito defasados e ficando lotados, por isso foi necessário que fizéssemos essas realocações”, esclarece Roberto Branco, chefe da 38ª Zona Eleitoral. Foto: Gilberto Oliveira/O Diário
“O cadastramento biométrico em si não é obrigatório, ninguém vai sem impedido de votar por não ter feito”, destaca o chefe de cartório Pedro Henrique de Oliveira. Foto: Gilberto Oliveira/O Diário


Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE