Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Eleitores podem denunciar irregularidades via aplicativo Pardal

O Pardal funciona como um sistema que fortalece os princípios da participação popular, da transparência e da lisura do pleito

Os eleitores que identificarem indícios de irregularidades eleitorais no pleito de 2024 já podem realizar denúncias por meio do aplicativo Pardal. Considerado a maior ferramenta de controle social sobre as eleições brasileiras, o app recebeu, em 2022, um total de 38.747 denúncias. No estado de Mato Grosso, foram registradas 593 denúncias, sendo a maioria relacionada aos candidatos ao cargo de deputado federal (207). O app é gratuito e pode ser baixado nos sistemas iOS e Android ou acessado em formulário online. “Nós incentivamos todos os eleitores a utilizarem o aplicativo Pardal. Ele é a mais importante ferramenta digital para que os cidadãos possam informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público sobre infrações e irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais em seus municípios”, destacou o juiz ouvidor eleitoral substituto, Luis Otávio Pereira Marques.
Em entrevista à Diário TV, no Programa Hélio Carracena, o advogado Ricardo Vasconcellos falou sobre as formas para denunciar irregularidades nas eleições de 2024. “Foram criados dois canais para essa questão, um é o chamado Pardal, que é um aplicativo que você consegue denunciar qualquer questão de propaganda eleitoral, e o outro que é um número que é o disque 1491, por esse número você consegue também obter informações pra saber se é questão de fake news ou não.” O advogado também falou sobre como funciona, “você presta as informações ali do que você viu, uma propaganda eleitoral irregular, um vídeo que te encaminhou que é irregular ou até o caso de fake news, tudo você encaminha explicando onde você viu é ou se te mandaram aquele vídeo, pode ser anônimo, se o Ministério Público entender que é um caso realmente de se investigar, de apurar aquele crime ali eleitoral, ele vai tomar as providências com as informações que você passou, mas sem saber quem é que passou as informações.”

O Aplicativo
O Pardal funciona como um sistema que fortalece os princípios da participação popular, da transparência e da lisura do pleito. Além de irregularidades na propaganda eleitoral, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação, como a compra de votos, abuso de poder econômico, abuso de poder político, uso da máquina pública para fins eleitorais, e uso indevido dos meios de comunicação social.

Orientações
No ícone “Orientações”, dentro do próprio app, o eleitor pode tirar todas as dúvidas sobre o que é permitido ou não nas propagandas eleitorais. As denúncias são encaminhadas diretamente para o link do Ministério Público do estado do denunciante. Mas lembre-se: é necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos. O cidadão pode escolher realizar a denúncia de forma anônima ou não.


Tags

Compartilhe:

Edição 11/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende suspeitos de assassinar dois homens em Teresópolis

Câmara diz que vai trabalhar para derrubar liminar que libera cobrança de sacolas

DOIS ANOS TRANCADA EM CASA: Polícia Civil prende homem que mantinha mulher e criança em cárcere privado em Teresópolis

Escola Governador Portella será entregue no dia 16

Servidores municipais são vítimas de golpistas que se passam por advogados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE