Luiz Bandeira
Muitos assuntos atualmente se sobrepõe a relevância das informações contidas em dados sobre a disseminação de Covid-19. Porém, a pandemia continua e o risco ainda é iminente. Segundo o painel Covid, da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos 10 dias foram diagnosticados quatro novos casos e desde sábado ninguém foi infectado pelo vírus Sars Cov 2 na cidade. Não há ninguém internado em Teresópolis tanto em leito UTI quanto em clínica médica, tratando infecção por Covid-19, as últimas vítimas fatais em decorrência de complicações foram atestadas no dia 08 deste mês.
Os números, que atualmente revelam certo controle da pandemia, são bem animadores. Índice baixo de contaminação, índice baixo de vítimas fatais e vacinação avançando bem. A partir disso, Teresópolis, seguindo medida adotada pelo governo do estado no início deste mês, aboliu a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre, e em ambientes fechados, sendo facultado o controle às condições para que se mantenha o distanciamento social, evitando aglomerações.
Essa era uma preocupação da Secretaria Municipal de Saúde que preferiu manter a cautela para avaliar posterior a liberação das máscaras, uma maior flexibilização das medidas restritivas, como revelou em entrevista ao jornal O Diário e Diário TV, Antônio Henrique Vasconcelos. “Estamos orientando as pessoas, a pandemia não acabou, a orientação para as pessoas é essa, dizer não acabou. É importante que, para a gente conseguir manter essa queda do número de casos, que as pessoas procurem a vacinação, que não relaxe quanto à vacinação. Isso é o que vai fazer a diferença entre ter novos surtos é não ter nenhum surto”, alerta o secretário.
O vírus ainda circula e para frear a disseminação é importante, ao menor sinal dos sintomas clássicos de síndrome respiratória, se submeter aos testes rápidos oferecidos pela rede pública. A Secretaria de Saúde oferece testes para Covid-19 no Centro de Testagem na UPA, Rua Tenente Luiz Meireles, Bom Retiro, ou em unidades básicas de saúde, obedecendo a um calendário de testagem que reveza atendimento em diversas localidades da cidade. É necessário consultar um dos canal oficial da prefeitura para saber onde fazer o teste rápido para Covid-19.
Desde a última segunda-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde, oferece vacinas contra a Covid-19 para a população adulta, em todas as unidades de saúde da cidade e interior. O imunizante passará a ser oferecido junto às vacinas de rotina. Desta forma, não haverá mais um dia específico, conforme calendário de vacinação Covid-19, para que a população adulta receba a 1ª, 2ª ou demais doses do imunizante. A vacinação está atestada como a melhor forma de combater a Covid-19, não deixe de se vacinar, inclusive com as doses de reforço. A desinformação, essa sim provoca vítimas.
Painel Covid da Secretaria Municipal de Saúde informa que há uma semana não foram registrados novos casos