Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Em Teresópolis, Claudio Castro anuncia data para início das obras na RJ-130

Governador participou de evento com autoridades de diversos municípios e destacou ainda outros investimentos para a região

Luiz Bandeira

O governador Claudio Castro, acompanhado de comitiva com integrantes do alto escalão do governo, cumpriu agenda nesta sexta-feira, 05, no complexo de hotelaria e lazer Le Canton, em Vargem Grande, Terceiro Distrito de Teresópolis. Os encontros e debates começaram envolvendo representantes do MercoSerra e Rede de Negócios da Serra Verde Imperial, que une os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo e tem como missão a integração e fortalecimento da economia destas cidades. Também na programação do governador esteve uma apresentação do plano de atuação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense, do qual o prefeito Vinicius Claussen é vice-presidente. Constituído por 15 municípios, o Conleste tem como objetivo principal traçar estratégias conjuntas, conquistando parcerias, tornando as cidades consorciadas mais atrativas a novos investimentos que possam contribuir para o crescimento econômico, cultural e sustentável da região. Esta foi a terceira visita do governador a Teresópolis este ano. Em janeiro, despachou de seu gabinete itinerante na ocasião da passagem dos 10 anos da Tragédia das chuvas na Região Serrana. Seis meses depois, o Castro participou das comemorações pelos 130 anos do município, quando lançou a pedra fundamental do recapeamento da rodovia Teresópolis-Friburgo. Nesta sexta, aliás, esse foi um dos pontos cobrados pelos jornalistas presentes. Segundo informado, o tão esperado recapeamento começa na segunda semana de dezembro e o investimento passou dos R$ 75 milhões para R$ 86 milhões. 
Em coletiva no Le Canton, o governador disse que agora já trabalha em um cenário pós-Covid e a vacinação caminha para a etapa final. “É realmente um novo tempo, as obras que a gente prometeu lá atrás já estão em fase final de licitação, algumas já até começaram. Hoje as demandas aqui são um pouco menos estruturais e mais de questões tributárias e para melhorar o incentivo ao empreendedor”, anunciou também Claudio Castro. A reportagem do jornal O Diário e Diário TV questionou ao governador sobre ações para fortalecer a economia do Estado. “A infraestrutura do nosso interior é muito ruim, estradas muito quebradas e insuficientes, poucos modais chegando. Então o Estado hoje está consertando as estradas, a gente está olhando com grande foco as exportações. Eu acredito muito como um polo de logística, então a gente está investindo em todos os portos do interior. Eu ajudei agora a modernizar o porto de Macaé, o porto de Maricá, essa semana agora a gente deve finalmente liberar a ponte da integração de São João da Barra e ligar esses portos ao interior, aí é que a gente vai fortalecer o produtor, a gente vai diminuir o custo dele, ele vai ser mais competitivo e vai poder se desenvolver mais. Além disso, quanto mais infraestrutura tiver e principalmente com os distritos industriais que a gente que incentivar muito a gente vai poder finalmente industrializar o nosso interior”, projeta.

Saúde financeira
Castro falou ainda sobre o cuidado observado pelo governo para manter a saúde financeira do Estado, que limita incentivos fiscais que precisam ser aprovados antes pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), mas que boas práticas copiadas de outros Estados já estão na pauta da equipe econômica, com incentivo fiscal sobre o arroz o feijão e o gás de cozinha, por exemplo. “Tem que ser com muita responsabilidade, aumento (de salário) de servidor, diminuição de impostos tem que ser feito com responsabilidade, não adianta querer fazer tudo de uma vez só e quebrar o estado, o estado está 100% no azul”, pondera. O evento recebeu a presença de secretários de estado e municipais  prefeitos, empresários e vereadores de vários municípios do Estado do Rio de janeiro e o Presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcelos, que ressaltou a importância de Teresópolis nesse novo cenário de recuperação da economia. “Isso demonstra a importância de Teresópolis para o Estado do Rio de Janeiro e mais do que isso, a elevação de Teresópolis como centro de atenções e soluções pra todas as demandas da região”.
Teresopolitano no governo
Quem também falou com a nossa reportagem foi o assessor especial de governo, o teresopolitano Alex Castelar, que destacou os pontos positivos desse encontro de lideranças políticas. “Eu acho que são muitas coisas positivas, a primeira delas é que é a terceira vez, em um ano, que o governador do estado Claudio Castro está em Teresópolis. Acho que na história de Teresópolis, talvez tirando o (Governador) Faria Lima, que morou aqui, nunca tivemos a presença de um governador em tão pouco tempo. Depois dizer o seguinte, o governador anunciou muitos investimentos, a Terê-Fri que a gente já vem falando muito sobre ela, já foi anunciada e agora tem data, dia 10 de dezembro começam as obras. O governador já deu o start, a licitação já está em reta final e hoje o presidente do DER disse aqui que dia 10 de dezembro as obras começam, que é um problema gravíssimo que nós temos aqui”. Alex destacou também que estão na reta final as obras de 2011, da região da Granja Florestal, que a estação de tratamento de esgoto da Fazenda Ermitage está sendo finalizada e que a construção da creche do bairro também sendo concluída.

Prefeito feliz
O prefeito Vinicius Claussen mostrou-se satisfeito com o momento importante da cidade nessa integração regional. “Hoje tivemos uma agenda poderosa, focando principalmente a recuperação econômica e a geração de emprego. A Covid está chegando ao fim, trabalhamos muito para chegar até aqui, e agora junto com o MercoSerra, uma agência de fomento com as principais lideranças produtivas e empresários da região de Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Guapi e Areal. Fizemos uma agenda de trabalho quando foram apresentadas demandas para o governador e os secretários de estado”, pontuou Claussen.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Desconto “FAKE NEWS”: Água continua sendo cobrada com cerca de 100% de aumento

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

PM apreende motos que eram de leilão em Bonsucesso

Com a Beneficência lotada, crianças ficaram sem pronto atendimento na Saúde

Rua do Hospital São José interditada neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE