Marcello Medeiros
Mais um exemplo de cidadania vem contribuindo para transformar a entrada de Teresópolis, no Soberbo. O empresário João Marcos Carreiro de Carvalho doou e coordenou o plantio de aproximadamente cinco mil mudas de hortênsias nas proximidades do pórtico, na Avenida Rotariana. “Eu dei um passeio com minha esposa em Gramado e vi muitas hortênsias. Quando retornei da viagem pensei em fazer alguma coisa. Adquiri umas mudas e, no início de dezembro, comecei a plantar umas cinco mil hortênsias”, relata João Marcos.
De boa adaptação a diferentes tipos de solo, a flor se destaca quanto à exuberância de seus cachos, que podem embelezar o importante trecho se houver a devida manutenção e colaboração da população. Em outra ação voluntária semelhante, quatro anos atrás, muitas mudas “desapareceram” dias após serem plantadas.
Nesta quinta-feira, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura emitiu nota sobre o assunto, informando que “O Governo agradece e parabeniza o empresário João marcos pela belíssima iniciativa, que no primeiro dia teve o acompanhamento da equipe da Divisão de Parques e Jardins, da Prefeitura. Todos são beneficiados, porque a cidade florida atrai maior número de turistas, que trazem dinheiro novo para nossa economia”. O texto é creditado ao secretário Elias Martins, da pasta de Turismo.
Pórtico reformado
Na semana passada O DIÁRIO mostrou que um grupo de voluntários resolveu parar de esperar alguma atitude da administração municipal e começou a fazer sua parte para que os turistas tenham motivo para voltar a Teresópolis quando passarem pela Rotariana. Membros da igreja Lagoinha se uniram para dar uma cara nova ao espaço público, que até então mais parecia o “cartão de visitas de uma cidade fantasma”.
“Todos que estão trabalhando aqui são voluntários da igreja, da nossa Lagoinha, pessoas que moram em Teresópolis e amam essa cidade. Estamos há tempos vendo que o pórtico estava bem feio, sujo, escuro, caindo aos pedaços, e decidimos fazer o que a gente podia fazer. Existe um lema na igreja é ‘seu eu posso fazer, eu devo fazer’. Existem muitas coisas que não podemos fazer, uma pessoa sozinha não pode salvar o mundo, mas muitas coisas a gente pode fazer. Então, o que a gente pode a gente deve fazer. Tivemos autorização da prefeitura para agir e ajuda de empresários para comprar iluminação, tinta, reformar o letreiro, além de recursos da própria igreja. Estamos pintando, consertando, ou seja, servindo para que as pessoas tenham o prazer de chegar aqui e ver a entrada da cidade”, relata o Pastor Alexandre Mineiro, responsável pela congregação no município.
Promessa Tricanista
Em novembro passado, através da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura informou o seguinte: “Existe projeto, envolvendo os governos federal e estadual, para reforma do Pórtico e do Centro de Informações Turísticas do Soberbo. O referido projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e a Prefeitura aguarda uma posição sobre a previsão do início das obras”. Ainda segundo o documento, “nos próximos dias, as secretarias de Turismo e de Obras vão buscar alternativa, através de parceria com o setor privado, para a realização de reparo emergencial no pórtico”.