Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Enel encontra “gatos” em propriedades rurais de Teresópolis

Combate ao crime de furto de energia será intensificado até esta sexta-feira

No primeiro dia da ação de enfrentamento ao crime de furto de energia elétrica em Teresópolis, a Enel, em operações realizadas em conjunto com a Polícia Civil, flagrou dois casos dos chamados “gatos” em propriedades no Segundo Distrito do município. O primeiro, em uma fazenda nas proximidades do quilômetro 56 da Estrada Rio-Bahia, na localidade de Ponte Nova. Continuando na mesma rodovia, em direção a Além Paraíba, o segundo flagrante ocorreu em um galpão de distribuição de hortaliças na localidade de Água Quente.
Em ambos os casos, após a constatação da irregularidade por técnicos da concessionária de energia foi acionada a perícia da Polícia Civil. Da fazenda de Ponte Nova, duas pessoas foram conduzidas para a 110ª Delegacia de Polícia para a autuação pelo crime de furto de energia. No segundo caso, o responsável pelo local não foi encontrado. De acordo com o registro policial, o medidor instalado no galpão estava com o disco travado e não possuía os selos obrigatórios, estando inoperante em relação à sua principal função: registrar o consumo de energia do pequeno prédio.

Mais sobre a operação
O programa “Energia Legal” teve início na terça e segue em Teresópolis até esta sexta-feira, 12. O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre riscos e prejuízos desta prática. Em 65 edições do projeto, a companhia identificou furto de energia em 25,4 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019. Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da obrigação de pagar os valores de consumo retroativos ao período fraudado. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Como denunciar
Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Edição 11/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende suspeitos de assassinar dois homens em Teresópolis

Câmara diz que vai trabalhar para derrubar liminar que libera cobrança de sacolas

DOIS ANOS TRANCADA EM CASA: Polícia Civil prende homem que mantinha mulher e criança em cárcere privado em Teresópolis

Escola Governador Portella será entregue no dia 16

Servidores municipais são vítimas de golpistas que se passam por advogados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE