O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio com o apoio da Polícia Civil durante a semana passada em Teresópolis, identificou 207 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. A operação terminou com uma prisão em flagrante e o registro de três ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligações diretas na rede da distribuidora sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia. Entre as irregularidades constatadas, dois casos identificados em um mercado no bairro São Pedro e em uma boate resultaram em registros de ocorrência na delegacia. “No mercado, a equipe da Enel encontrou uma ligação direta na rede da distribuidora, sem passar pelo medidor de energia, e o responsável pelo imóvel foi preso em flagrante pela Polícia, com fiança arbitrada em cinco salários mínimos. Na boate, um medidor de consumo de energia adulterado foi apreendido pelos técnicos da Enel e o caso foi registrado na delegacia. O proprietário do estabelecimento não estava no local”, informou a Enel, nesta segunda-feira.
Durante o Energia Legal, para facilitar o acesso aos serviços, a Enel ofereceu atendimento móvel a 168 a clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta e troca de titularidade, por exemplo. Além disso, foram realizadas sete negociações de dívidas, permitindo aos clientes a regularização de seus débitos. Nesta edição, a companhia também fez o sorteio de 15 geladeiras para moradores da cidade, que serão contemplados com modelos mais eficientes. No total, 254 pessoas se inscreveram na iniciativa.
Muitos casos
Com a intenção de combater irregularidades e furtos, o projeto, que está em sua 54ª edição, já identificou em torno de 22,4 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 27 cidades por onde passou desde o fim de 2019. “O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, afirmou Rogério Soares, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.
Consumo consciente
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 343 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 331 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.
Combate aos furtos
Além de ser crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicam todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos tanto para quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Para denunciar furto de energia, basta acessar o site www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx ou o aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.