Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Enel investe em tecnologia e manutenção para o período de Verão

Empresa poderá ampliar em até 300% o número de equipes em campo em casos emergenciais

A Enel Distribuição Rio elaborou seu Plano Verão 2022/23, esquema especial de atendimento que tem por objetivo suprir o aumento de demanda causado pela época mais quente do ano e pelas tempestades sazonais da estação. A companhia reforçará a sua equipe de operação e manutenção da rede elétrica durante o período, assim como o número de atendentes da Central de Relacionamento. No período de chuvas, a distribuidora pode ampliar o número de profissionais trabalhando e em sobreaviso, entre eletricistas, técnicos e operadores. Em dias com mais volume de ocorrências, a Enel Rio pode aumentar em até três vezes a mobilização das equipes em campo, remanejando recursos de outros processos da operação para atendimento emergencial.
A companhia conta com processo estruturado de categorização das ocorrências, com definição de escala de prioridade e investe em treinamento e capacitação dos seus colaboradores para realizar os serviços, de forma a minimizar os impactos aos clientes. “Em casos de contingência, acionamos mais turmas para atender às ocorrências emergenciais. Essa mobilização rápida é possível devido à implementação de um sistema que proporciona melhor gerenciamento da nossa força de trabalho e executa tarefas como recomposições automáticas de trechos da rede, despacho automático e outras tecnologias, responsáveis por direcionar as equipes de forma mais eficaz”, explica Thiago Morais, responsável por Operação e Manutenção da Enel Rio.

Ampliação e modernização
Nos primeiros nove meses de 2022, a Enel Rio investiu mais de R$ 1 bilhão em ações voltadas principalmente para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes. O valor contempla obras de ampliação e modernização de subestações, aumento da capacidade total da companhia em 275 MVA, e para este verão, o adicional de duas novas subestações: Casimiro de Abreu e Entroncamento Lagos. Esses investimentos contribuem para a melhoria da qualidade do fornecimento para os clientes e conferem maior confiabilidade ao sistema.
A distribuidora também investe na modernização e digitalização da rede elétrica de sua área de concessão. Somente neste ano, já foram instalados cerca de 360 equipamentos telecomandados, totalizando cerca de 7 mil equipamentos instalados em toda a área de concessão, entre chaves e religadores de rede. Essa tecnologia permite que a distribuidora identifique e isole remotamente e com maior rapidez as falhas ocorridas na rede, reduzindo a necessidade de deslocamento de equipes e o tempo de normalização. Em casos de interrupção no fornecimento, é possível também reduzir o número de clientes afetados graças ao aumento da seletividade da rede elétrica.

Manutenção preventiva
A preparação para atendimento aos consumidores durante o verão também contempla uma série de ações de manutenção preventiva nos meses anteriores à época de chuvas. Apenas neste ano, até o mês de outubro, a companhia executou 500 mil podas emergenciais nos 66 municípios de sua área de concessão. Além disso, a empresa realizou ampla campanha de inspeção para avaliar as condições do seu sistema de distribuição. De janeiro a outubro desse ano, foram inspecionados 3.200 km de linhas de alta tensão e 13.500 km de redes de distribuição, o que possibilitou a realização mais de 50 mil manutenções preventivas reduzindo assim riscos de desligamentos do sistema elétrico.

Canais de atendimento
Além das ações operacionais, a Enel Rio reforça o atendimento aos clientes pelos canais eletrônicos, que pode ser ampliado em até 40% em dias com maior volume de ligações. A companhia oferece diversos canais digitais para o registro de ocorrências, que devem ser priorizados em dias de chuva para agilizar o atendimento pela concessionária: – Aplicativo Enel Rio: disponível para celulares e tablets Android ou iOS (https://www.enel.com.br/pt/Canais/Aplicativo_Enel.html); – Site Enel Distribuição Rio: https://www.enel.com.br/ ; – WhatsApp Elena: (21) 99601-9608; – Central de Relacionamento: 0800 28 00 120 .

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE