Após receber nota máxima da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto às práticas de segurança do paciente, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) deu início a capacitações com as equipes de Saúde. Esta capacitação multiprofissional acontecerá mensalmente, até setembro de 2025, seguindo o calendário organizado pela Comissão de Segurança do Paciente. Como prosseguimento ao resultado satisfatório atribuído pela Anvisa – classificação de 100% de conformidade com as práticas de segurança do paciente – os encontros visam treinar cada profissional do hospital quanto a diferentes formas de cuidado durante processos que envolvem os pacientes.
A primeira destas capacitações ocorreu no dia 4 de fevereiro, com o tema “Cirurgia Segura”, no Centro Cirúrgico do HCTCO e Maternidade. Voltada para cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e circulantes, a capacitação abordou os protocolos da lista de verificação de segurança cirúrgica. De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Hospitalar, enfermeira Juliana Kisling, a lista compreende três momentos cirúrgicos: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente sair da sala cirúrgica. “Trata-se de um check-list que deve ser falado, não é meramente burocrático. Ele previne os incidentes e eventos adversos que poderiam acontecer durante a cirurgia”, contou.
Programação
De acordo com o Calendário de Capacitações 2025, os próximos encontros serão: nos dias 10 e 11 de março, “Identificação do paciente”; nos dias 7 e 8 de abril, “Prevenção de lesão por pressão”; nos dias 5 e 6 de maio, “Prevenção de perda de sonda nasogastroenteral para aporte nutricional”; nos dias 19 e 20 de junho, “Higiene das mãos”; nos dias 7 e 8 de julho, “Administração segura de medicamentos”; nos dias 4 e 5 de agosto, “Prevenção de quedas”; e nos dias 8 e 9 de setembro, “Comunicação efetiva”.
Como resultado da classificação feita pela Anvisa, o HCTCO será listado no site da agência, junto a outros hospitais bem avaliados, dentro de uma lista de unidades hospitalares com alta conformidade às práticas de segurança do paciente.