No início da tarde desta segunda-feira, 03, agentes da equipe ROMU Alfa, da Guarda Civil Municipal, estavam em patrulhamento pela Avenida Delfim Moreira, na Várzea, quando tiveram a atenção despertada para um vendedor ambulante que estaria com produtos de origem suspeita – segundo denúncias que têm chegado ao setor. Ao analisar o material, os servidores encontraram supostos remédios para emagrecimento, além de três garrafas de “cura tudo” e 17 pomadas “milagrosas”. Também havia 16 bijuterias que também foram encaminhadas para a fiscalização de Posturas da Prefeitura.
Desde o semestre passado, Teresópolis vem sendo sede do curso de aperfeiçoamento de operadores da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), divisão da equipe tática da Guarda Civil Municipal (GCM). O último treinamento, que envolve agentes de várias cidades do estado do Rio, foi realizado nas dependências do Ginásio Pedrão, na Várzea. O curso consiste em passar aos agentes da GCM, técnicas avançadas de policiamento ostensivo e controle de distúrbios. Dentre as ações de combate estão: doutrina contra emboscada veicular, embarque e desembarque sob fogo intenso, K9 operações com cães, patrulha rural, abordagens, combate em ambiente confinado e de baixa luminosidade, resgate e contenção de hemorragias, tiro, armamento e manejo e outras. “Esse curso prepara nossos guardas para diversas atividades. Estamos realizando o treinamento para adquirirmos todas as técnicas e condições operacionais para preservação da vida. Isso é o mais importante!”, explica o Comandante da GCM, Gil Wellington.
Divulgação GCM
Agentes encontraram supostos remédios para emagrecimento, além de três garrafas de “cura tudo” e 17 pomadas “milagrosas”