Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Equipe técnica de Rio Bonito vem a Teresópolis conhecer a gestão tributária

O prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe este em Teresópolis nesta semana.

Nesta semana o prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários municipais Fabiano Latini (Fazenda), Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia) e Lucas Pacheco (Administração), recebeu o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, junto com o vice-prefeito José Américo dos Santos e o secretário de Fazenda e Finanças, Marco Aurélio Correia Alves. Também participaram do encontro Renezito, da Gestão de Projetos, e Lêda Quintanilha, assessora do prefeito Leandro Peixe.

Entre as ferramentas postas em prática por Teresópolis para melhorar o ambiente de negócios estão a instalação da 30ª Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA); a abertura do Espaço do Empreendedor; a implantação do Alvará Eletrônico Automatizado; o fim da obrigatoriedade da formalização de processos físicos para análise e legalização de empresas, através do Sistema de Registro Integrado (Regin); e a adoção da Viabilidade Automatizada, em que o próprio contribuinte verifica o local onde é permitida a instalação da empresa com a atividade econômica pretendida.

“O município de Rio Bonito está passando por um processo de melhoria das boas práticas na gestão pública e Teresópolis tem sido considerada referência na gestão dos tributos municipais e na modernização dos processos. Tanto que em janeiro, o secretário de Fazenda e Finanças, Marco Aurélio, esteve na cidade para acompanhar a rotina da nossa secretaria e o funcionamento do sistema implantado na gestão do Prefeito Vinicius Claussen. Neste segundo encontro técnico, tratamos de temas como os módulos de processo eletrônico, tributos, compras públicas, dívida ativa e execução fiscal”, destacou o secretário de Fazenda, Fabiano Latini.

“Na questão tributária, o município acaba de licitar novo sistema de gestão municipal para desburocratizar ainda mais os procedimentos. Já em fase de implantação, a iniciativa inclui os módulos integrados de contabilidade, tributário e de compras e o sistema de inteligência fiscal – o VAF (Valor Adicional Fiscal), que apresentamos aos contadores na semana passada, para lançamento, controle e gerenciamento dos créditos fazendários. Em breve, nossa equipe técnica receberá treinamento para usar as novas ferramentas tecnológicas”, explicou Fabiano Latini.

Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero 

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE