Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Equipes da prefeitura monitoram casos de pessoas em situação de rua

Além de encaminhamento para abrigos, cobertores e agasalhos estão sendo distribuídos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social colocou em prática na noite da última terça-feira, 27, o planejamento estratégico, dentro da Operação Presença Social, para intensificar o acolhimento de pessoas em situação de rua por conta da chegada de frente fria com acentuada queda de temperatura. Foram feitas abordagens nos bairros do Alto, Araras, Barra do Imbuí, Prata, São Pedro, Soberbo, Vale do Paraíso e Várzea.  Dez profissionais trabalham durante toda a madrugada visando atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Também são realizadas ações diurnas e mantidas equipes de plantão 24 horas para casos de emergência, que podem ser acionadas pelos telefones (21) 92005-2020, 92005-2021 e 96540-8362. De segunda a sexta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social pode ser acionada pelo telefone (21) 3641-5866, das 9h às 18h.
"Nossos telefones celulares estão à disposição 24 horas por dia. Temos equipe de plantão atendendo ligações de segunda-feira a domingo e feriados. Nosso atendimento não para! Estamos a serviço da parcela da população que mais precisa do nosso acolhimento, especialmente neste período de alerta climático com previsão de temperaturas muito baixas", esclarece o secretário Valdeck Amaral.
Estão mobilizadas equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Consultório de Rua e do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria Municipal de Saúde, e agentes da Defesa Civil Municipal. Como a Constituição Federal não permite a remoção forçada da população de rua, quem se recusar a ir para abrigos receberá cobertor para se proteger do frio intenso.

Ação solidária
Além da ação do poder público, a população também pode ajudar a aquecer as pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua aderindo à campanha de arrecadação de cobertores e agasalhos 2021. "Apelamos à solidariedade da população, porque a demanda é bem maior do que a quantidade doada. A campanha foi lançada em abril, mas recebemos poucas doações. Pedimos que a sociedade abrace essa causa e nos ajude a combater o frio de quem não tem um casaco ou um cobertor para se proteger", conclama Amaral.
O público-alvo da campanha de arrecadação de cobertores e agasalhos são as famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e a população em situação de rua atendida no CREAS (Centro Especializado de Referência de Assistência Social) do município. As doações podem ser entregues nos CRAS e no CREAS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Podem aderir à campanha toda instituição pública ou privada que deseja participar, assim como a população em geral. A Secretaria enviou cobertores e colchões para diversas entidades de acolhimento.

CONFIRA OS POSTOS DE ENTREGA DE DONATIVOS
CRAS Alto: Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea.
Telefone (21) 3641-3019
CRAS Barroso: Rua Pará, 170, Barroso.
Telefone (21) 3642-1055
CRAS Fischer: Rua Pedro Eleutério de Oliveira, 213, Fischer.
Telefone (21) 3641-9490
CRAS Meudon: Rua Caramuru, 108, Meudon.
Telefone (21) 3641-1437
CRAS São Pedro: Rua Fileuterpe, 845, São Pedro.
Telefone (21) 2742-3080
CRAS Volante Parque Ermitage: Estrada Rio-Bahia, km 80, Conj. Habitacional Parque Ermitage.
CRAS Volante Bonsucesso/E.M. Francisco Mª Dállia: Est. Teresópolis-Friburgo, km 28.
CREAS: Rua Carmela Dutra, 812, Agriões.
Telefone (21) 2742-8722
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dinheiro da Educação foi usado para comprar diversos outros imóveis

AÇÃO DA PCERJ, PM E MP: Três presos em operação de combate ao tráfico no interior

Edinho reeleito na OAB Teresópolis com 267 votos

Ana Tereza Basilio será a primeira mulher a presidir a OABRJ

Teresopolitano conquista Taça Rio de Futebol Sub-17 pelo Nova Iguaçu

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE